Enquanto fabricantes de computadores ao redor do mundo se preocupam em atender diversos nichos de mercado com seus produtos, um desenvolvedor de jogos resolveu criar um computador diferente. David Braben decidiu fazer um que fosse barato e ainda assim tivesse poder o bastante para rodar um sistema simples, para que ele pudesse ser distribuído em escolas que não podem cobrir os custos de um OLPC, por exemplo. E conseguiu.

Braben criou um computador chamado Raspberry Pi e que mais parece um pendrive com sua placa lógica exposta, mas que consegue ter bastante em termos de conectividade. Ele vem com um processador ARM 11 com 700 MHz de clock, 128 MB de memória RAM, um slot para cartão de memória microSD, uma porta USB e uma HDMI, além de ter espaço para conectar uma câmera ou um módulo WiFi. Ele pode ter um hardware considerado antigo, mas por ter suporte a gráficos OpenGL 2.0, sua porta HDMI consegue exibir uma tela com até 1080p de resolução sem muitos problemas.

Ele não vai rodar Crysis em nenhuma circunstância, mas roda o Ubuntu 9 e isso já é o bastante para muitas escolas. Melhor ainda: o Raspberry Pi custa apenas 25 dólares para ser produzido. David diz que planeja começar a produção em massa e distribuição em até 12 meses. Saiba mais detalhes na página oficial do gadget.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiza Ferreira
noss como e interesante as ho
lunajoao
gente ja tem um raspberry no mercado livre , so tem ele, esta sendo vendido por 499
demetrio
se botar esses nas escolas os alunos vão acabar "levando pra casa sem permissão". so se ele ja vihe pregado em alguma mesa, que ninguem possa tirar.
Guilherme macedo
Ele é alimentado pela USB, pelo que vi na foto. Então o mouse e teclado vão ser conectados por onde?
Caio Furtado
E 25 U$$
@loucos88
Agora manda um hub usb nele que fica lindo.... adoraria explicar para minha mulher o que é isso.... kkkkkk
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Gostei da intenção do cara! Um computador barato para ser usado em escolas. Muito legal!
JoseRenan
Daqui a pouco ele vai trabalhar numa empresinha do tipo do Google..
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Já acho que até o SO esta no MicroSD
Gabriel Bemfica
Creio que ele tenha uma memória ROM com o Ubuntu instalado, e a capacidade de armazenamento dependa somente do leitor MicroSD, sem armazenamento interno.
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Melhor que meu primeiro pc, um Cyrix 333Mhz com 64mb de ram e 4gb de hd, rodando Win98SE
rafaelhbarros
Vc importa ele, como o valor em dolares é infimo ele não precisa ser declarado. compra um de cada vez. vai sair 50 reais + frete.
@himynameislima
Só fiquei em dúvida quanto à capacidade de armazenamento dele.
@bestknighter
O que mais me deixou surpreso (o que ele fez me deixou espantado, ele é um gênio) é o fato de ser um Desenvolvedor de Jogos! Ele não tem graduação em área de hardware, e sim software!
A-Z Séries
Show de bola vou fazer um post sobre isso!
Exibir mais comentários