Início » Arquivos » Aplicativos e Software » “Segurança nacional”: governo americano pede que Mozilla delete plugin

“Segurança nacional”: governo americano pede que Mozilla delete plugin

Avatar Por

O mesmo governo que enxerga ameaça no terrorista Osama Bin Laden é o que tenta tirar um plugin do diretório da Mozilla alegando “segurança nacional”. Acredite se quiser, o Ministério da Segurança Nacional (equivalente ao nosso Ministério da Defesa) enviou uma requisição para a produtora do Firefox pedindo que o plugin MAFIAA Fire seja retirado do ar o quanto antes.

Talvez você não conheça o MAFIAA Fire. Basicamente o plugin mantém uma enorme listagem de sites cujos domínios foram retirados do ar por ordem da justiça americana (em especial do próprio ministério). Quando um usuário tenta acessar uma página que está indisponível, ele automaticamente é redirecionado para o novo endereço no qual o site opera — caso os responsáveis pela página tenham criado um domínio alternativo, é evidente.

A unidade de investigações relacionadas a internet do ministério afirma que o plugin em questão burla a proibição de acessar certos domínios ao permitir que seus usuários cheguem diretamente à nova página. Por sua vez, a Mozilla respondeu ao ministério dizendo que simplesmente tirá-lo do ar, sem qualquer informação adicional acerca do assunto, fere a liberdade na internet.

O TorrentFreak entrou em contato com um dos criadores do plugin. Acredite se quiser, ele afirma que o Ministério da Segurança Nacional nunca entrou em contato com eles para nada. Sabe como é, tendo o papel timbrado de uma autoridade, imaginaram que a Mozilla nem leria o documento e já tiraria a extensão do ar. Sorte a nossa que as coisas não funcionam assim (não sempre).

Vale lembrar que um plugin não precisa estar listado no diretório da Mozilla para ser oficialmente reconhecido. Na verdade, ele pode estar hospedado em praticamente qualquer canto dessa grande.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PedroSaldanha
KKKKK trollando o governo dos eua
Fábio
Todos que lerem a matéria fazer instalar a extensão de sacanagem, por favor, FUCK USA!!
Paulo Freitas
Denovo: The English name firefox is often claimed by English sources to be a literal translation of the Chinese name for the red panda. http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Panda
@mariorinaldi
Na verdade, firefox é um panda vermelho, não existe raposa de fogo... é tipo traduzir butterfly, que é borboleta e não manteiga voadora! ;)
do contra
Legal saber, vou instalar o plugin so de sacanagem ! rsrs
Paulo Freitas
Liberdade.
Paulo Freitas
É um panda-vermelho, também conhecido como raposa-de-fogo. Os dois nomes estão corretos. :)
Alexandre
mozilla mandando um /ignore pros usa, riariairiaria
Alexandre
firefox eh um panda que parece um ursinho. inclusive tem uma camera 24/7 mantida pela mozilla que observa um desses fofinhos num zooogico da europa
Caio
Falou tudo. Questionar o banimento é totalmente válido, agora tentar contorná-lo eu acho errado.
Fábio
Mozilla mostrando sua força
@lgtelles
Nada como fazer algo assim pra que todo mundo que não conhece o plugin comece a conhecer. haeuheauh
Murdock
Seja por que motivo, se a justiça mandou tirar do ar, era pra ficar fora do ar, não acho que burlar isso seja algo aceitável. O site pode ser de um maluco com teorias conspiratórias ou um blog difamando alguém sem provas. Os motivos que levaram o site a ser tirado do ar é que podem ser questionados.
Rafael The Mist
Não vejo muito sentido (além dos escusos) em redirecionar sites retirados do ar pela justiça. Cada uma que aparece...
@radrenato
Panda - raposa de fogo, pra acertamos isso aí xD
Exibir mais comentários