Início » Arquivos » Jogos » Wolfenstein 3D completa 19 anos

Wolfenstein 3D completa 19 anos

Avatar Por

Há exatos 19 anos chegava às lojas dos EUA o game Wolfenstein 3D, primeiro título first shoot person a conquistar sucesso de público e crítica no então novato mercado da computação pessoal. Desenvolvido pela iD Software, o título fazia o player encarnar o soldado da II Guerra Mundial William “B.J.” Blazkowicz em sua tentativa de escapar do sombrio castelo de Wolfenstein e derrotar o regime nazista.

A primeira versão do game a chegar às lojas era destinada ao MS-DOS, mas nos anos seguintes ele seria adaptado para o Apple II e os consoles 3DO, Jaguar e Super Nintendo, que faziam sucesso na época. Desenvolvido pelo designer John Romero, o jogo abriu caminho para futuros clássicos como Doom e Quake, que até hoje fazem a alegria de muitos jogadores.

Ainda que mais discreta que suas irmãs, a franquia recebeu diversas atualizações nos últimos anos, como Return to Castle Wolfstein de 2001, Wolfstein: Enemy Territory de 2003, Wolfenstein RPG (para iPhone) em 2008 e Wolfenstein, para Windows, PS3 e Xbox 360 em 2009. Mas ainda assim sua versão clássica sempre irá morar em nossos corações ansiosos por estourar a cabecinha do führer.


(Vídeo do YouTube)

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@vfontanela
Saudade do Wolf3D. Eu jogava com o Shift apertado, pra ele ir correndo o tempo todo, só que eu acabava ficando meio tonto com tanta movimentação. E quem aqui apertava MIL para trapacear?
j2k
eu joguei!! :D Realmente revolucionou!
Rafael The Mist
Joguei muito Doom e Blood. Depois enjoei. :P
@fabriziomalta
muito bom, joguei muito.
@cvsv
Vamos voltar ainda mais no tempo? O jogo "Castle of Wolfenstein" foi lançado em 1981 para o Apple II. Eu joguei muito este game. Ele até teve um MOD com smurfs no lugar dos guardas. Fez muito sucesso e teve versões para outros computadores, inclusive para o MS-DOS. Depois, chegou o "Beyond Castle of Wolfenstein", em 1984, uma continuação muito bem sucedida do jogo de 1981. Também foi feito para o Apple II e, em seguida, foi portado para para outros computadores, inclusive os que rodavam MS-DOS. Ou seja, os primeiros jogos não foram lançados para MS-DOS. As versões para este SO surgiram após o lançamento para o Apple II. Em 1992, surge o Wolfenstein 3D. Primeiro para o MS-DOS, e depois ele aparece no Apple II GS quase seis anos depois!!!
GameT
Merece um remake agora com o Osama no lugar do Hitler
Vinicius Kinas
Putz.. meu pai jogava Wolf3D no PC quando eu tinha uns 4, 5 anos. Ele não usava o teclado, jogava só com o mouse. É o único jogo que ele gostava. huahauha Por herança, tenho até hoje na minha pasta de jogos. Mas no Win7 64 não roda :/
C. Emanuel Laguna Jr
A primeira vez em que joguei Wolf3D foi com 10 anos e o jogo nem era completo. ;-) :-P Sobre nomes, o pessoal do Tecnoblog já corrigiu o post… Se bem que eu mesmo tenho sorte em decorar nomes complicados dos games: acompanho a indústria através das revistas desde os 11, 12 anos. Um dos primeiros nomes japoneses que tentei pesquisar a pronúncia correcta foi logo o do Shigeru Miyamoto-sensei. Isso sem contar a minha decepção com a tradução tosca da Sony do medíocre FF7, que colocou o Bullet como “Barret” e a Aerith como “Aeris”.
Breno
Na época que joguei eu não conseguia nem ler o título :] quanto mais escrevê-lo. Assim como todos os outros jogos do Atari, exceto pac-man, talvez.
C. Emanuel Laguna Jr
“Wolfstein” não seria o nome de uma cidade alemã? :-? O nome do jogo sempre foi Wolfenstein… Se bem que conheço gente que nem sabe escrever “Duke Nukem” direito.
@trovalds
Me corrigindo: Spear of Destiny não foi franquia de Wolf3d, apenas usou a mesma engine.
@trovalds
@Flávio: se for dizer que o Wolf3d tem parentesco, ele seria o tataravô dos FPS, pelo menos. E antes de Doom, ainda foi lançado uma segundo game baseado na mesma franquia: Spear of Destiny.
Flavio
Hu. Já joguei muito este jogo. O pai dos jogos 3D. Estou certo? Coloca aí na lista: Doom, Quake, Duke3D etc.