A vida de quem desenvolve uma das distribuições Linux mais conhecidas não é fácil: mal o Ubuntu 11.04 foi lançado, e já foi liberado um calendário com as datas de lançamentos das versões alfa e beta do Ubuntu 11.10, codinome Oneiric Ocelot. Ou seja: preparem aí uma partição ou uma máquina virtual, que tem muita coisa para testar até a versão final. 🙂

Vai ter que comer muito bug pra ficar fortinho

Segundo foi publicado no Wiki do Ubuntu, o calendário de lançamentos do Ubuntu 11.10 deverá seguir essa ordem:

  • 2 de junho: teremos o Alfa 1;
  • 30 de junho: lançamento do Alfa 2;
  • 4 de agosto: finalizando as versões Alfa, lançamento do Alfa 3;
  • 1º de setembro: teremos uma ideia mais completa de como será o Ubuntu 11.10 com o lançamento do Beta 1;
  • 22 de setembro: Beta 2, para garantir que nada está faltando;
  • 24 de outubro: versão final é finalmente lançada.

Obviamente, ainda é muito cedo para especular sobre as novidades do Ubuntu 11.10, mas com certeza a equipe terá que passar muitos noites a base de pizza e refrigerante para resolver todos os problemas e críticas dos usuários com relação ao Unity. Do que já se sabe até o momento, é que o GNOME 3 será totalmente compatível com a distro e será distribuida nos repositórios oficiais. Além disso, não teremos mais a versão clássica do Ubuntu, com o Unity 2D substituindo quando necessário.

Outra mudança que também está sendo discutida é a adoção do Chromium como navegador padrão no lugar do Firefox. Se for verdade, donos de netbooks ficarão muito felizes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

carlos
To testando a versão beta.... tá horrível por enquanto ... trava a cada 2 minutos.... erros de todos os tipos.... vão ter que trabalhar todas as madrugadas para entregar uma versão final já no dia 22 de outubro de 2011. O sistema em sí é muito bonito...mas tá faltando muita coisa ainda.
Fer
O ruim é quando se precisa usar no liveCD! Como eu, neste momento!
Fer
¬¬ Neste momento prefiro a idéia da Windows 7 para Europa! Você escolhe seu browser no preimeiro boot! Google, never!
@jefersonnteles
Tenho visto por aí muitas reclamações em relação ao Unit no ubuntu 11.04, mas eu atualizei o meu note direto do gerenciador de atualizações e não tive problema algum, tudo funcionando perfeito e até mais leve q o 10.10!
JoseRenan
A versão 11.04 tá tão problemática q a canonical deveria passar um ano desenvolvendo o 11.10.. Quanto ao Chromium, tantofas uso outro navegador.
Felipe Carvalho
Quem não gostou do Unity, pode voltar para a interface Gnome, do 10.10. Só escolher a interface antiga ao se logar..
progerio
também concordo que o gnome-shell é uma otima opção,eu utilizo na versão 10.10 sem problemas
_graes
Não é Chrome, é Chromium. Consulte as diferenças.
Denis
Chromium vai deixar o Ubuntu bem melhor. :P
Denis
Eu não gostei do Unity embora não sou um usuário linux, mais quando fui testar preferi o Gnome.
Denis
Realmente embora estava testando a versão 11.04 no meu outro HD, achei bem mais fácil usar o Gnome do que o Unity pois deu pra dar umas boas personalizadas no Gnome. :D
acustodioo
Pois é, todo mundo fica com mimimi gnome fico ruim, mas ninguém diz que o gnome 3 também tem o bom e velho gnome-panel, ou seja, gnome-shell é uma opção.
@brunogdb
O Unity é bom em alguns fatores, como por exemplo, eu tenho mais espaço na minha tela agora e eu me acostumei já, por isso, não tenho o que reclamar neste exato momento. Mas em outras palavras, o meu Ubuntu ficou meio pesado, coisa que é uma porcaria de usar Ubuntu nestes momentos. Eu curti o Unity, mas o lançador é o melhor :).
Giovas
Pelo jeito não fui só eu que achei o unity uma porcaria, pesado e sem função
Vinicius Kinas
Concordo com você. A idéia geral da interface Unity é boa, mas carece de alguns recursos que o Gnome tinha na personalização dos painéis que o tornavam muito útil.
Exibir mais comentários