Qualquer blogueiro que se preze pelo menos ouviu falar na boo-box (sim, a marca é grafada em minúsculas), uma empresa de soluções de publicidade online que atende nada menos que 56% da audiência que lê blogs no Brasil. A companhia fez um estudo divulgado nessa semana que mostra alguns detalhes do perfil do leitor de blogs no país.

(gráfico) boo-box: localização da audiência de blogs no Brasil
boo-box revela localidades que mais acessam blogs (gráfico: divulgação)

Os 15 mil blogs associados à boo-box são lidos por nada menos que 34 milhões de pessoas de todo o país. São Paulo, como você poderia imaginar, concentra a maior base de leitores: 36,3% do total, com o Rio de Janeiro figurando na segunda colocação (12,7%). Quando falamos de acesso por região, o Sudeste é imbatível com 60,2% dos leitores. O Norte é a região com a pior situação, visto que é representa apenas 1,8% dos acessos a blogs.

Entre os assuntos que mais interessam esse público, o entretenimento aparece em primeiro lugar absoluto. Essa categoria de site arrebanha 68% dos leitores, gerando 1,5 bilhão de pageviews no primeiro trimestre do ano. A categoria tecnologia, da qual este humilde TB faz parte, é a segunda que mais interessa os leitores, com 400 milhões de pageviews no período e percentual de apenas 17%.

Confira abaixo a lista de assuntos de interesse dos leitores de blog, de acordo com o estudo da boo-box:

(gráfico) Escolaridade dos leitores de blogs (gráfico: divulgação/boo-box)
Escolaridade dos leitores de blogs (gráfico: divulgação/boo-box)
  1. Entretenimento: 1,5 bilhão de pageviews.
  2. Tecnologia: 400 milhões de pageviews.
  3. Esporte: 250 milhões de pageviews.
  4. Moda e beleza: 32,5 milhões de pageviews.
  5. Cultura e educação: 22 milhões de pageviews.
  6. Automotivos: 19 milhões de pageviews.
  7. Gastronomia e culinária: 4,6 milhões de pageviews.
  8. Carreira e negócios: 3,4 milhões de pageviews.
  9. Saúde: 2,2 milhões de pageviews.

“A comunidade de produtores de conteúdo no Brasil tem ganhado importância e se profissionalizado”, afirma Marco Gomes, fundador e CIO da boo-box. Segundo o executivo, muitos blogs já são formados por equipes de jornalistas, e muitos outros se mantêm como hobbies de seus responsáveis.

O pessoal mais jovem, como você poderia supor, é quem mais lê blogs. 47,3% da audiência tem entre 18 e 24 anos. A faixa de 25 a 34 (jovem adulto) anos aparece em seguida, com 33,8%, enquanto os adultos maduros (35 a 49 anos) concentram 8,7% dos leitores.

Quem lê blog é mais esperto? De acordo com o levantamento da boo-box, 55,5% da audiência tem pelo menos uma graduação. Pessoas que chegaram até o Ensino Médio representam 37,8% dos visitantes de blogs, enquanto que as pessoas com diploma somente do Ensino Básico são minoria (6,7%).

Para Gomes, tem gente que lê blog e nem sabe que está consumindo conteúdo produzido especificamente para essa mídia. Eles fazem buscas e acessam links “enviados por amigos por meio das redes sociais”, como Twitter, Orkut e Facebook. “Este meio está em franco crescimento e todos que publicam conteúdo na Internet vão ganhar com o amadurecimento do mercado”, prevê. Tomara que ele esteja certo. 😛

O infográfico completo com todas as estatísticas da boo-box para a internet brasileira pode ser visto nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados