De acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisa de audiência Nielsen divulgado nesta terça-feira atualmente 96,7% das casas do país têm pelo menos um aparelho de TV entre seus pertences, número sensivelmente menor que o índice de 98,9% registrado anteriormente. Um dos motivos para isso, segundo a empresa é a quantidade de jovens “recém-formados e entrando no mercado de trabalho” que não compram TVs por que preferem assistir os filmes e programas prediletos pela internet.

Outra das razões apontadas pela Nielsen que também explicam essa perda de terreno foram as famílias carentes que não tiveram condições de comprar set top boxes compatíveis com o sistema de TV digital do país, que substitui integralmente o tradicional sinal analógico por lá em fevereiro de 2009.

Aos que acham que os velhos e bons televisores estão com os dias contatos, a empresa diz que “a TV ainda segue firme como o centro de consumo de mídia das famílias normais” e que “uma minoria das pessoas estão encontrando uma maneira de viver sem televisão”. E relativiza seus dados ao lembrar que a diminuição da participação das TVs registradas há quase 20 anos também aconteceu depois de uma crise econômica e que a maior queda de popularidade: “A TV perdeu espaço sobretudo entre as famílias com renda anual de US$ 20 mil (…) são pessoas que estão na parte debaixo da cadeia econômica e que têm que pensar duas vezes se sua TV ou antena quebram”, completa.

Com informações: NYT

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Nem tudo na TV brasileira é ruim, tem o... a...
Flavio
TV? Os caras escolhem a programação para você. No computador você escolhe o que você quer ver, ouvir, ler etc. Ainda escapa a TV por assinatura. Por falar em TV, a TV brasileira tem uma programação lixo.
@brunogdb
TV para mim só serve para jogar PS2 '-'.
Turdin
Por mim, com a progamação atual a TV poderia acabar e não sentiria falta
Kadu
Aqui também teremos... ...até 2016 :(
RKNeto
Bem, pelo menos a mudança lá aconteceu. Com trauma ou sem trauma, teve mudança. =/
João
Se valer o consolo, a mudança lá foi meio traumática. =]
RKNeto
"o sistema de TV digital do país, que substitui integralmente o tradicional sinal analógico por lá em fevereiro de 2009." Sofre, Brasil, sofre...
Rodrigo
Minha tv da sala está ligada em um computador :-) E aí?