Início / Arquivos / Gadgets /

Intel anuncia transistores 3D e processadores Ivy Bridge

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Intel anunciou hoje uma evolução no que diz respeito a transistores. Antes, eles só ficavam menores. Agora a fabricante de chips conseguiu também diminuir o seu tamanho e aumentar a eficiência. Eles conseguiram isso graças à tecnologia 3D Tri-Gate. Ao contrário do que o nome pode sugerir, os novos transístores não serão usados especificamente para eletrônicos com capacidade de exibir imagens em três dimensões. Na verdade o 3D está na forma como eles são fabricados.

Transístor antigo à esquerda e o novo transístor 3D à direita | Clique para ampliar

Na imagem acima essa diferença é exibida. Simplificando bastante o que entendi da apresentação da empresa, o primeiro (tecnologia usada há pelo menos 40 anos) permite que a corrente elétrica passe por apenas um canal, enquanto que o segundo, por ter três lados em que a corrente passa, consegue passar mais energia ser mais eficiente, por permitir mais ciclos por processo.

De acordo com a Intel, essa nova arquitetura pode ter ter 37% de aumento em termos de performance e até 50% de redução em consumo de energia, quando comparada com a arquitetura Sandy Bridge, por exemplo.

Os novos transístores 3D são de 22 nanômetros e serão lançados na nova linha de processadores Ivy Bridge, que devem aparecer no mercado a partir do segundo semestre do ano. Essa nova arquitetura de transistores de 22 nanômetros será adotada em toda a sua linha de processadores Intel, desde o mais simplório até o mais parrudo, e deve garantir a continuidade da conhecida Lei de Moore.