A Intel anunciou hoje uma evolução no que diz respeito a transistores. Antes, eles só ficavam menores. Agora a fabricante de chips conseguiu também diminuir o seu tamanho e aumentar a eficiência. Eles conseguiram isso graças à tecnologia 3D Tri-Gate. Ao contrário do que o nome pode sugerir, os novos transístores não serão usados especificamente para eletrônicos com capacidade de exibir imagens em três dimensões. Na verdade o 3D está na forma como eles são fabricados.

Transístor antigo à esquerda e o novo transístor 3D à direita | Clique para ampliar

Na imagem acima essa diferença é exibida. Simplificando bastante o que entendi da apresentação da empresa, o primeiro (tecnologia usada há pelo menos 40 anos) permite que a corrente elétrica passe por apenas um canal, enquanto que o segundo, por ter três lados em que a corrente passa, consegue passar mais energia ser mais eficiente, por permitir mais ciclos por processo.

De acordo com a Intel, essa nova arquitetura pode ter ter 37% de aumento em termos de performance e até 50% de redução em consumo de energia, quando comparada com a arquitetura Sandy Bridge, por exemplo.

Os novos transístores 3D são de 22 nanômetros e serão lançados na nova linha de processadores Ivy Bridge, que devem aparecer no mercado a partir do segundo semestre do ano. Essa nova arquitetura de transistores de 22 nanômetros será adotada em toda a sua linha de processadores Intel, desde o mais simplório até o mais parrudo, e deve garantir a continuidade da conhecida Lei de Moore.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson Kalinke
euri
marcoscs
...e os Bulldozer hein? Subiram no telhado?
Thássius Veloso
Essa é uma excelente pergunta. Aposto que a AMD vai continuar insistindo nos chips de baixo custo, ainda que o desempenho seja inferior aos da Intel.
@lord_1053
Vamos esperar o que da AMD além do Fusion?
Caio Furtado
Era melhor na época que tinha o Junior. Agora ficou palha...
Guilherme Mac
Lá por 2001 (acho q é isso) eu já tinha lido que um grupo japonês fez algo parecido, com um processador em formato de bola. A capacidade de processamento era incrivelmente aumentada. Até hoje não vi mais na mídia sobre o assunto.
Gb
Esse eh o ruim do Brazil, se a cada dois anos (Moore) os produtos melhoram, leva exatamente 2 anos (Brazil) para o último lançamento popularizar aqui no Brazil.... Então ficamos nesse impasse, melhor esperar para pegar o mais novo.....
Alexandre
Isso significa que possivelmente os processadores fiquem menores ainda e mais rapidos, como sempre o objetivo de uma empresa de cpu. Existe um conceito semelhante para armazenamento de dados em uma unidade em 3 dimensoes usando holografia. Mas me parece que as arquiteturas de memoria e HD tem muita lenha pra queimar ate chega-se a necessidade de tal passo evolutivo.
Rafael The Mist
Putz...
@tplayer
Finalmente conseguiram evoluir o velho e bom transistor. Cai por terra a teoria que dizia que os transistores haviam atingido o formato perfeito.
Henry Pollack
Eu ia comprar um processador Sandy Bridge da intel mais agora acho que nvou aguardar um pouco mais....
bmFbr
Successful troll is successful
Vinicius Kinas
Meus professores de Circuitos, Sistemas digitais, e Arquitetura de computadores 1 e 2 que devem ter ido a loucura! ahuauhhuaahu
Vinicius Kinas
Ahm... acho que foi uma piada... =P
@crunch013
Se for pra 3D que precisa se óculos qqr computador das casas bahia consegue fazer, bem newbie mesmo em relação a isso hein... mas essa técnologia não tem nada em relação a imagem 3D... leia a noticia antes de postar
Exibir mais comentários