Se depender do Baidu, o principal buscador da China, o Google perderá seu lugar de destaque no sistema Android. A previsão do CEO do Baidu é que o buscador estará presente em 80% dos novos smartphones que começarão a ser vendidos naquele país.

A notícia é um verdadeiro chega para lá no Google. Todos sabemos que a empresa investe milhões no desenvolvimento do Android. Em troca, só pede que mantenham o Google como o buscador padrão integrado ao sistema, o que nem sempre acontece (algumas fabricantes fecharam parceria com o Yahoo, por exemplo). Na China parece que as coisas não vão ser mais desse jeito.

Google: buscador padrão do recém-lançado Motorola Atrix

Robin Li já havia confirmado no ano passado, conforme nos informa o The Next Web, que o Baidu negociava com “diversos fabricantes” de aparelhos baseados em Android para colocar a caixa de busca do serviço nos smartphones vendidos na China. Ainda não temos informações sobre quais fabricantes aderiram à ideia, mas devem ser muitos, já que ele afirma que o buscador estará em 8 de cada 10 novos aparelhos.

O Google nunca foi um líder de audiência nem de uso na China. Respondia por apenas 19,6% das buscas naquele mercado. Já o Baidu, grande campeão por lá, pretende chegar aos 75% de participação de mercado quando marcar presença em mais aparelhos Android.

Embora essa atitude pareça meio ingrata com o Google, não custa lembrar que o Android é um sistema aberto — há controvérsias, eu sei — e cada fabricante pode fazer quase tudo o que bem quiser com ele. Inclusive colocar o Baidu como buscador padrão, o Yahoo como cliente de e-mail padrão e o Messenger como aplicativo de IM padrão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

maria
e junto tudo mais que ela produz para sua vidinha.. inclusive esse computador que você usa...
Pablo
Tem certeza? Quase tudo hoje é feito na China.
@dds
Postando so para roubar os icones =D
ezequiel
Não gosto de nada feito na China.Mesmo sendo original,para mim é falso.. imagina,sistema próprio,processadores tb,quero não,posso não minha inteligencia não deixa não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caio Furtado
Graças a chinesa, né.
@MasterWebinter
Popularizar-se Voce esta fazendo isso errado. PS: Me desculpem pela falta de acentos, to sem as kexts certas para me hackinto... nao sei usar o teclado da apple :P
Roger M
Questao de valores diferentes. A China (e os chineses) nao tem religiao, e nem moral. Fazem o que querem pois nao tem consciencia culpada, como psicopaticos. Nao aceitam a regra de ouro (tratar os outros como a si proprio). Nao acreditam que vao levar troco no futuro (inferno, karma, etc.), portanto matam com um sorriso no rosto. So quem conhece a China e os Chineses de perto entende que o mundo sera muito diferente quando eles tiverem o poder que querem ter. E sera diferente para pior.
Cristiano
Todo mundo reclama da china,mas se nao fossem eles jamais teriamos smartphones e um monte de tralhas eletronicas e no mais,porque eles nao podem usar seu proprio sistema? Será que eles também vão ter que viver sobre regras dos americanos? Hoje a china dita a economia do mundo,chega de americanos...
Paulo Souza
Gente, temos que saber que as decisões tomada pela china em sua maioria não representa a vontade daquele povo. Esta nação está sobre o comando de um panaca de um tirano chamado Hu Jintao que oprime e controla a nação já faz algum tempo mas a democracia está a caminho,só está um pouco demorando porque está tendo que fazer algumas escalas em Egito, Síria,Líbia...
@amsalau
estão trabalhando nisso para muito breve e também em processadores próprios. Mais 4 ou 5 anos e eles vão dominar estas áreas tb.
Diego Felipe
Nossa realmente parece uma ingratidão mesmo com o Google, mesmo sabendo que ele não era nenhum coitado. Agora que eu ainda acho que o Android deveria ser muito mais fechado que é hoje isso eu acho, um maior controle nas atualizações já começaria melhor.
@fabforoni
Porque OS "xing-ling" não presta.
Guilherme Mac
Quem seríamos nós sem a exploração do trabalhador chinês?
Klissia Lessa
Se a China quer controlar tudo, então porque eles não usam um OS xing ling também ¬¬
@bestknighter
Mas, mas, mas... Não tem uma foxconn aqui no Brasil não? hehehe...
Exibir mais comentários