Durante a transição para o Windows Phone 7, a Nokia não vai simplesmente abandonar o Symbian. Afinal de contas, ainda existem dezenas de modelos de celulares e milhões de usuários deles que precisam de suporte. Por isso a fabricante finlandesa de aparelhos móveis divulgou hoje quais são os planos exatos para a plataforma. E junto com eles, também foram divulgadas algumas notícias ruins para seus funcionários que trabalham no setor de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o anúncio publicado no blog oficial, a Nokia vai terceirizar o suporte do Symbian para uma empresa chamada Accenture. Mas ao invés de treinar novos desenvolvedores para a plataforma, a Nokia vai usar os que já tem em casa. Cerca de 3 mil empregados de escritórios da empresa em diversas partes do mundo serão transferidos para a Accenture para continuar o suporte do Symbian durante os próximos anos e, quando isso não for mais necessário, remanejados para outras áreas.

Outra parte do que a empresa chamada de “transformação” inclui o fechamento de diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo e, junto com elas, vão para o ralo também mais de 4 mil empregos. Um memorando interno que vazou para o site The Register diz que escolha de quais funcionários serão mantidos será feita de acordo com a proximidade de certos fornecedores e a maioria deles deve acontecer mesmo na Finlândia, Reino Unido e Dinamarca.

Com todas essas estratégias, a Nokia planeja conseguir uma economia de ao menos US$ 1,46 bilhão em gastos até 2013. Até lá eles precisam ao mesmo tempo criar algo que impressione com o Windows Phone 7 e continuar vendendo celulares com o sistema Symbian. Se eles vão conseguir realizar as duas com eficiência, só o tempo dirá. Eu tenho minhas dúvidas.

Imagem sob licença CC da usuária Andrea Pullicino no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Não é por nada não, mas a Nokia mantém 7 MIL funcionários só para o Symbian? Isso é ineficiência demais e já estava na hora de cortar essa gordura! Já que a m... já foi feita (acordo com a Mico$oft), é melhor focar investimentos em hardware e contratar uma equipe de marketing mais competente para se sobressair ante a concorrência.
Flavio
Agradeça ao iPhone/Apple.
Alexandre
quando a nokia anunciou a adesao ao wp7, milhares de funcionarios foram fazer passeatas e reclamar... pelo menos, imagino que muitos colaborao com outros sistemas... agora pessoal, sera que o wp7 vai ter gas pra alcancar um iOs com 5 anos de idade e um Android com quase 3? eu acho que essa jogada nokia e M$ talvez seja uma grande furada...
Guilherme Mac
Cortar pesquisa e desenvolvimento é querer ser só mais uma no mercado, seguir tendências de outras fabricantes. Elop a cada dia se supera.
j2k
"uma empresa chamada Accenture" soou bem engraçado mesmo, hehehe! Será que foi ironia? Bom, diante das ultimas noticias já era esperado. Uma pena fechar grupos de pesquisa e desenvolvimento.
Jairo
Elop deve estar rindo de até de injeção na veia !
Rafael The Mist
Até porque receber três mil funcionários não é para qualquer empresa.
Jorge
Pra mim (no meu gosto) o Windows Phone 7 já é bem melhor que o Symbian, não é a toa que a Nokia tá trocando. Mas é aquela história, as viuvas do Symbian amam mais ele do que a Noki.
Tonobohn
É aquela empresinha, com mais de 200 mil funcionários e considerada uma das 5 maiores de TI do mundo :-P
Pedro
Nada mais normal. Já que vai adotar o WP alguém ia sair perdendo, e esse alguém, obviamente, é o Symbian. Afinal, os críticos de plantão sempre crucificaram o Symbian, não tem porque ter dó agora, né? - Também tenho minhas dúvidas, estou muito satisfeito com o Symbian ^3 e não sei se o WP vai ser tão bom quanto, isso só o tempo dirá.
@Cobalto
Essa "empresa chamada Accenture" por acaso seria essa gigante chamada Accenture que é a empregadora de metade dos funcionários de TI de projetos da petrobras entre outras gigantes? D: D: D: D:
@andradevini
e o symbian vai se acabando...