Início / Arquivos / Jogos /

Rumor do dia: PSN saiu do ar para evitar fraude e prejuízo

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A rede de jogos PSN saiu do ar na semana passada e já completa quase seis dias offline. Os problemas encontrados pela Sony eram tão grandes que eles precisariam reescrever todo o código da rede para tapar os buracos. A empresa não entrou em detalhes, apenas garantiu que em breve ela estará de volta. Mas ontem um moderador do fórum PSX-Scene disse ter mais informações. Segundo ele, a rede saiu do ar para que a Sony não tivesse um rombo nos cofres.

O moderador chesh420 usou o site de notícias sociais Reddit para esclarecer, segundo ele, alguns pontos sobre a indisponibilidade da PSN. Ele diz que uma firmware customizada chamada Rebug foi liberada na rede em março e tinha a capacidade de acessar a parte da PSN específica para desenvolvedores.

Acontece que no começo de abril, essa firmware começou a ser usada por hackers. Sites ‘pouco confiáveis’ começaram a publicar guias de como baixar certos conteúdos da PSN por meio da Rebug e cartões de crédito falsos. A tática envolve uma simples manipulação de URL, que permite que qualquer dono de PS3 com as instruções certas e essa firmware conseguisse baixar games de graça.

A Sony detectou esse comportamento na semana passada e como não conseguiu tirar do ar apenas a parte afetada da PSN, decidiu desligá-la completamente. Dessa forma a empresa teria evitado que a falha na PSN fosse explorada ainda mais, causando um prejuízo considerável nos seus cofres.

Por enquanto isso são apenas especulações e teorias do que pode ter acontecido. Mas se a falha for tão séria quanto afirma chesh420, a Sony certamente não vai se dar ao luxo de esclarecer.