O modelo aberto do Android (e do próprio Linux) costuma ser uma vantagem na hora de criar aparelhos diferenciados, que dificilmente seriam desenvolvidos apenas para suprir uma necessidade de um pequeno grupo. É o caso do Joint Battle Command-Platform, ou simplesmente JBC-P, um smartphone desenvolvido através de uma iniciativa do exército norte-americano, e que será usado em operações táticas.

Infelizmente, não é esse o tipo de andróide que será desenvolvido....

O desenvolvimento inclui a criação de um framework para acesso ao Android, o que pode ser a parte mais complicada do processo. Esse framework tem a função de garantir que, não importa quem seja o desenvolvedor dos aplicativos utilizados, ele será totalmente seguro e deverá ser capaz de conversar com os sistemas já existentes, garantindo que toda e qualquer informação flua corretamente entre os diferentes níveis e sistemas do exército.

O que, diga-se de passagem, será um trabalho digno de nota: ninguém quer um aparelho de comunicação que falhe justamente na hora de avisar que o pelotão está sob forte ataque, e muito menos que possa ser invadido pelas forças inimigas bem na hora em que os soldados estão discutindo a tática de invasão. Se o projeto for concluído corretamente, pode ser um grande passo na criação de smartphones mais seguros e confiáveis.

O uso para um aparelho como esse é infinito, nas mãos de soldados criativos. Pode ser possível, por exemplo, marcar a localização de inimigos no GPS, e enviar para toda a tropa. Ou então enviar uma mensagem (criptografada, obviamente) para um atirador de elite que esteja distante. E por aí vai. Tudo com o mínimo de investimento, já que o sistema base, Android, já existe.

A proposta é que o JBC-P já esteja em uso até 2013, e isso inclui implementar a solução em diversos dispositivos embarcados, como carros de combate, aviões, sistemas de defesa e robôs assassinos que conseguem se passar por humanos musculosos. Ainda não ficou claro se esse smartphone rodará Angry Birds, mas esperamos sinceramente que não.

Com informações: Tom’s Guide.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Imagens bonitas #not
Caio Furtado
BOA GOOGLE! HAHAHAHAHAHA
Rafael The Mist
Chuuuupa! :)
e.ricardo
=D
Mario
Ué, tenho certeza que li aqui mesmo neste blog a informação de que o Android faz mto pior que o iOS....pq fornece a localização e ainda identifica o aparelho....dai fica facil de chegar e matar o General ou o snipper da operação!
@thiagone_
Se travar o mesmo tanto que o meu, estão na m....
@billgates
Tentei vender o Windows Phone, mas não deu! =(
@brunogdb
Achei que a Skynet já estava começando :P.
Gabriel Fernandes
Se tiver o passarinho preto, ai é problema mundial. rsrsrs
Gabriel Fernandes
VIVA O ANDROID!!!!!!!!!
Rardgi
A bala comendo solta e eles preocupados em Angry Birds? Só se for para treinar tiros de morteiro :P
Rardgi
Sim!
@AntonioVeras
Prefiro pensar neles vendo isso. http://www.google.com.br/search?q=pinups&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=rr9&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Vuy1TebiA6Xm0QGt9vSOAw&ved=0CDIQsAQ&biw=1024&bih=629
@AntonioVeras
Parei de ver na 6.
Guilherme Mac
Alguns passam o tempo assim =_= http://www.rollingstone.com/politics/photos/the-kill-team-photos-20110327/0602176
Exibir mais comentários