Quando um computador fica ultrapassado ou um celular quebra, normalmente não pensamos muito o que fazer com eles. Apenas deixamos num canto, numa gaveta qualquer, acumulando poeira, teias de aranha e enferrujando. Se desfazer desse tipo de eletrônico é, muitas vezes, uma dor de cabeça, pois você precisa ligar para o o fabricante para descobrir se eles têm um programa de reciclagem e então descobrir como devolvê-lo. Isso fica ainda pior se a empresa não tiver um desses programas.

Se você tem um desses eletrônicos e mora em alguma região do estado de São Paulo, talvez seja uma boa hora para dar uma olhada em um site chamado E-lixo Maps.

O E-lixo Maps é um projeto fruto de uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com o Instituto Sergio Motta que foi lançado há dois anos e desde então têm sido constantemente atualizado. Ele usa as APIs do Google Maps junto com uma base de dados própria para mostrar onde estão os locais adequados para fazer o descarte daquele eletrônico que não tem mais uso ou de baterias que já não aguentam mais o tranco.

Para isso basta que você coloque o seu CEP e número que então serão exibidas as indicações detalhadas desses locais no mapa. Por meio dele você pode descobrir onde descartar uma variada quantidade de eletrônicos e eletrodomésticos, desde os mais diminutos como meras baterias de celular ou cartões SIM, a até os maiores, como televisões ou servidores.

A ideia não é exatamente nova (como eu disse, ele foi criado em meados de 2009) mas acho que a divulgação desse tipo de site pode mostrar o valor deles para os demais estados, incentivando os governos estaduais a criar projetos similares. E o resultado final disso é que mais pessoas vão descartar de maneira consciente os aparelhos que têm potencial para causar um estrago ambiental bem grande.

Dica da leitora Lilian Rega (@donalilian). Valeu, Lilian!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Aqui no Estado nem tem, vixe!
Caio Alexandre
Tenho um museu de quinquilharias no fundo da gaveta pra levar. Só falta sumir a preguiça. :P
@brunogdb
Aqui também disse isso. Also, acho que só tem lá e nas agências do Banco Real. Só acho nesses lugares.
@tkabrahams
Quando li o título rapidamente, achei que estava falando mal do GMaps! hahaha comédia :)
Rafael The Mist
Legal, coloquei meu CEP (Rio de Janeiro) só para testar e funciona. Apesar de todos os endereços serem de lojas da C&A.
@andradevini
muito bom! Tenho algumas coisas pra jogar fora... =]]
Rodrigo
E eu precisando me livrar de uma tv 27" quebrada aqui em Floripa...
Alexandre
das coisas mais toxicas pra natureza, as baterias devem estar no primeiro ou segundo posto. uma boa iniciativa, uma vez que eh proibido jogar pilhas no lixo. tomara que tenha a maioria das cidades nesse site...
Gabriel Fernandes
MUITO ÚTIL. NÃO CONHECIA E ESTOU DIVULGANDO!!! OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!
e.ricardo
:D
Rodrigo Soncin
[2]
@purevanille
Ótima iniciativa, deve ser divulgado sim!
Rafael Silva
Não é por que é velho que não merece ser divulgado. ;)
@agnatos
Isso é velho po... Isso é coisa do Serra. Quando ele lançou isso eu comecei a suar. E olha que eu moro em Santos ^^
Leonardo Santos
Esta noticia veio bem a calhar, tenho vários lixos eletrônicos e nao sabia onde me desfazer deles...