Início » Arquivos » Celular » Grooveshark compra briga com Google e Apple

Grooveshark compra briga com Google e Apple

Empresa afirma que streaming de música no iPhone e Android é legal.

Avatar Por

Um produto perfeito. Podemos explicar o Grooveshark dessa maneira. O usuário escuta as músicas que quiser na hora que quiser, com direito a recomendar as canções para os amigos. É tão bom que despertou desconforto na Apple e no Google. Resultado: os apps oficiais do Grooveshark para iOS e Android foram expulsos das respectivas lojas.

Grooveshark no Android (divulgação)

O mais recente caso envolve o Google, que alega violação nos Termos de Serviço do Android Market para simplesmente remover o aplicativo da loja. Há quem diga que isso se deve a uma notificação da RIAA — a associação de gravadoras dos EUA —, documento que vale mais do que muito decreto presidencial por aí.

Essa remoção aconteceu em 1º de abril (não é mentira, ok?), mas o Grooveshark só tomou conhecimento da situação em 6 de abril. De acordo com a empresa, que publicou uma carta aberta no site Digital Music News, não há dúvidas de que o serviço é legal. Se tem licença das empresas fonográficas são outros quinhentos.

O Grooveshark explica que negocia com as gravadoras para oferecer suas músicas dentro do site. Além disso, está totalmente em consonância com o DMCA, lei que permite a um detentor de direito autoral que solicite a retirada de sua obra do ar. Quase 2 milhões de arquivos foram removidos do Grooveshark por conta do DMCA.

A empresa ainda diz que paga por todas as músicas que são escutadas pelos seus 25 milhões de usuários mensais. Isso só é possível porque o Grooveshark depende de publicidade, que lhe permite sobreviver.

“Nós solicitamos ao Google e à Apple que abracem o espírito da competição e façam a coisa certa para os usuários ao disponibilizar nossos aplicativos imediatamente”. Faz sentido. Enquanto a história não se resolve, o Grooveshark oferece seu aplicativo para download fora do Android Market. Claro que ele não pode fazer o mesmo com a App Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

henrique
não é culpa da google nem da apple, se as gravadoras sedentas por dinheiro resolvem mandar tirar lhes ameaçando de processo ,, até eu tiraria !!!
Thássius Veloso
Não é uma forma oficial de baixar o aplicativo.
Arthur da Paz
ERRO NA MATÉRIA: Claro que tem Grooveshark pra iOS (iPhone especialmente) só que na loja Cydia (para iOS jailbroken)
Caio Furtado
A Google sabe que dá pra instalar fora do Market, ela só removeu pra dizer que se preocupa com a integridade dos usuários assim como a Apple. Actually, they don't give a crap.
Oswaldo Acauan
O problema é a quantidade de banda que isso consome. Aqui na empresa uns 15 funcionarios estavam usando o Grooveshark, pensa quanto isso sugava de banda. Deveriam fazer uma versão Web que funcionasse igual a Mobile, guardando "cache" das musicas.
Rafael The Mist
Essa de disponibilizar a música até o detentor dela pedir para retirar é de lascar. Lembra aquelas dezenas de spans que eu recebo e escrevem na maior cara-de-pau que basta você pedir para excluir e pronto! Viva a Internet!
Ramon Melo
E qual o problema disso? É bom bufferizar músicas mesmo, ajuda a reprodução a ter mais cadência, quanto mais melhor.
Oswaldo Acauan
Instalem o Firebug e enquanto utilizam o Grooveshark deem uma olhada na aba rede. Lembro que na epoca q eu utilizava-o ele fazia o download da musica completa e pior ele ia fazendo isso pras proximas da lista. Tenho 10MB de internet e em 5 minutos ele já havia comido 200mb de download.. :(
Gabriel Bemfica
Quem já tem o app (para Android), terá algum problema? O problema com a Apple até é compreensível: ela ainda está acertando o que fazer com o Lala, e o Grooveshark seria uma pedra bem incômoda no sapato da empresa nesse sentido. Além disso, tem toda a frescura já habitual da App Store. E Thássius, tu pode editar o post, ensinando o pessoal do Android a instalar o app fora do Market? Vou deixar as instruções abaixo. 1. Baixe o app pelo site do Grooveshark 2. Libere a instalação de aplicativos fora do Market no seu Android (Configurações ~> Aplicativos ~> Marque a caixa Fontes desconhecidas) 3A. Caso tenha baixado o app pelo celular, use um gerenciador de arquivos para ir até a pasta onde baixou (geralmente /sdcard/download) e abra o arquivo Grooveshark.apk. 3B. Caso tenha baixado pelo computador, transfira o arquivo para o celular na pasta que desejar, via USB, bluetooth ou outro meio que preferir. No celular, use um gerenciador de arquivos para navegar até a pasta onde deixou o arquivo e abra-o. 4. ??? 5. PROFIT!
@Masterwebinter
Era isso que eu ia falar, eles dão suporte a jailbroken o.O
@Gaio_Cruz
Android e IOS em guerra. Enquanto isso o cliente oficial do Grooveshark funciona perfeitamente no Symbian... =/
Matheus
Concordo! O GrooveShark é perfeito.
Tiago M. Torres
Pois é, comprei a minha conta logo antes de aumentar, e paguei essa merreca tb. Além de dar algumas vantagens, agente pode sempre renovar por esse valor =D
@fredericosouza
Já usei o Grooveshark pelo site e achei fantástico. Encontrava sempre todas as músicas que eu procurava. Cheguei a baixar a versão pra celular no meu Nokia, mas não consegui usar porque não tinha uma conta Anywhere, mas penso em fazer :)
Felipe Henriques
aaa.. que siite dahora velho *---* A Google e a apple deve ta sentindo inveja meesmo -rs Fiquei fascinado com esse site. Valeu
Exibir mais comentários