Início » Arquivos » Celular » Universidade bane Androids na sua rede devido a bug

Universidade bane Androids na sua rede devido a bug

Android é banido em Princeton por falha ao gerenciar endereços de rede.

Avatar Por

A Universidade de Princeton, nos EUA, conta com uma rede sem fio que cobre boa parte do campus. Com ela os alunos podem navegar na internet e acessar os sistemas locais de bibliotecas e cursos, dentre outras coisas. Até o começo do mês de abril qualquer dispositivo era bem-vindo na rede, desde que suportasse o padrão de WiFi usado. Mas a partir do dia 5 a universidade passou a banir aparelhos Android da sua rede por causa de uma falha no sistema.

Redes WiFi detectadas durante o Campus Party 2011

O bug está na maneira como o sistema gerencia endereços IP em redes WiFi. O DHCP do roteador local concede um IP assim que o Android se conecta, mas depois de um tempo esse endereço expira e não pode ser mais usado pelo dispositivo. O bug faz com que o Android esqueça de renovar a sua permissão para usar o IP, então o roteador entende que ele ficou livre depois que expira. Mas dispositivos Androids continuam usando o endereço que lhe foi fornecido mesmo assim, o que tem causado problemas na rede.

Banir aparelhos com Android não foi uma decisão qualquer. Irwin Tillmans, um dos administradores de rede da universidade, reportou esse bug para o próprio Google em setembro do ano passado, mas aparentemente eles ignoraram ou não sabem como resolver ainda e por isso a universidade tomou a decisão. Segundo a análise dos administradores, esse bug foi detectado nas versões 2.1, 2.2, 2.3 e até 3.0 do Android e, em apenas um dia, mais de 400 aparelhos com esse bug se conectam à rede.

Ao detectar um deles, a universidade avisa o dono do Android do problema. Caso o bug ocorra novamente com o mesmo aparelho, ele é banido de usar a rede por tempo indeterminado. Ou até uma correção for liberada.

Com informações: Slashdot, Princeton Network Systems.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Masterwebinter
Saudade do thumbs down...
Rodrigo Fante
vou resumir o que já tinha escrito, faltam editores especializados puramente em linux, open source, oracle etc para equilibrar a balança, é esse o problema. Tem muita gente fã da Apple escrevendo e poucos de outras áreas. É normal editores de um blog serem parciais, cabe a quem escolhe os editores tentam balancear suas técnicas, conhecimentos e características para não ficar muito puxado para um lado.
Scorzelli
o android é linux, e usa o ip igual a qualquer outro sistema linux, a proibição deles vem da preguiça de configurar a rede deles como se deve, quantos milhões de usuarios usam os seus aparelhos android em seus trabalhos e escolas sem nenhum tipo de problemas, mas na universidade deu ? acredito muito que o problema esteja na configuração da rede deles lá, os "experts" deles devem ser como os da "rede globo"...
@chgsantos
Na verdade se você ler os posts chega a ser hilário. No bug do 3.2 eles falaram que corrigiu o erro no 3.2.1, mas que a correção criou outro erro. No 3.2.1 eles falam que corrigiram o novo erro, mas que a correção gerou um terceiro erro. 1º erro: stop renewing dhcp lease (http://bit.ly/am8PMF) 2º erro: request dhcp lease too often (http://bit.ly/9OC2eh) 3º erro: allows dhcp lease to expire (http://bit.ly/fAyePe)
@chgsantos
Sabe qual a diferença da Apple pro Google? Está exatamente neste link que você mandou: "Princeton University reported the issue to Apple, and worked with Apple to resolve the issue. Apple addressed this issue in iOS..." Suporte, a Apple tem mais cuidado para analisar os erros e tentar corrigí-los.
Gabriel Bemfica
Eles informaram se o bug acontece em outros locais, ou se é um problema pontual da rede da universidade? Porque eu já fui em eventos nos quais fiquei conectado por horas (às vezes, o dia inteiro) com meu Android e não tive problemas com isso. Naturalmente, numa rede residencial ou de uma pequena empresa, esse problema não existe por conta do número reduzido de novos dispositivos ingressando na rede. Mas, em grandes redes, fica essa dúvida.
Matheus Oliveira
TRADUZINDO: A culpa é da universisdade... Also dizem que para conectar a rede deles todos os OS dão erros com exceção do windows ME...
Caio Furtado
Se jura...
Enivelton Tigre
Valew seu link está mais exato.
j2k
aconteceu o mesmo com um comentário meu há 2 dias atrás...
Cash
Brinquei no comentário mais acima, mas: http://www.net.princeton.edu/apple-ios/ios41-allows-lease-to-expire-keeps-using-IP-address.html Não sei se no 4.3.2 o erro ainda persiste, mas um bug similar existe pelo menos até o iOS 4.3.1 ;)
Cash
HADOKEN!
Gabriel Fernandes
Concordo, eu ia ficar chateado pois uso a versão 2.2 update1
Rodrigo Fante
Ué, eu tinha comentado aqui e sumiu, um comentário grandinho e todo argumentado sobre o fato de ter mais textos a favor da Apple, será que deu pau na hora de enviar e não vi?
Alexandre
longe de mim defender a apple mas esse anuncio se refere a versao 3.2 do iOS, os caras estao na 4.3.2... temos que convir que o google as vezes nao dao solucao a problemas do android em tempo, e as vezes nao dao solucao e pronto. O nexus S desde que saiu tem um problema de reboot em ligacoes de longa duracao, fica um jogo de empurra entre o google e samsung, e o usuario se ferra.
Exibir mais comentários