E parece que a Páscoa vai ser de muita alegria para quem gosta de ficar com o Linux sempre atualizado: Foi liberado recentemente o novo beta do Ubuntu 11.04 (infelizmente, trazendo poucas novidades), e também a versão 5.6 do CentOS, considerado por muitos uma das melhores distros para servidores web.

No Beta 2 do Ubuntu 11.04, que veio para substituir o Release Candidate que sairia muito perto da páscoa, poucas mudanças são notadas, já que os desenvolvedores preferiram focar na solução dos bugs e em melhorar a estabilidade do sistema, além de resolver alguns probleminhas com a UI.

Na verdade, como esse é a última versão liberada antes do lançamento oficial, espera-se que a versão final do Ubuntu 11.04 sejam algo bem próximo do mostrado no Beta 2. É esperar pra ver.

O download do arquivo .iso do Ubuntu pode ser feito nos diversos mirrors espalhados pelo mundo. Como sempre frisamos, não instale essa versão em ambientes de produção.

Tela padrão do CentOS

Com um lançamento um pouco mais sutil, o CentOS também teve uma nova release, chegando à versão 5.6. Favorito de muitos sysadmins para uso em servidores pelo mundo afora e até mesmo como desktop em empresas, o CentOS é baseado no código-fonte do Red Hat, e mantém a mesma filosofia de ser mais voltado para o mercado corporativo.

Entre as melhorias do CentOS, finalmente foi incluido suporte a ext4, além da atualização de diversos pacotes. Se você pensa em usar uma distro Linux para servidores ou até mesmo em sua empresa, vale a pena testar essa nova versão.

O download do CentOS 5.6 pode ser feito na página do projeto. Vale a pena também dar uma lida nas notas de lançamento, contendo todos os novos pacotes (assim como os que foram removidos) e instruções para instalação e atualização.

Com informações: OMG! Ubuntu, CentOS-announce.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz
As coisas são assim mesmo. O ser humano não se contenta com nada, mas é isso que torna o progresso inexorável e nem por isso agrada. Quem conhece o LINUX desde sua criação sabe o quanto ele evoluiu nestes anos, a cada versão está mais amigável. Quem faz críticas ao LINUX sem fundamentos seguindo a opinião de outros que não contribuem com melhorias, continuem usando o WINDOWS bastando ter cuidado para não pegar vírus, sempre estar preparado para formatar o sistema periodicamente e pagar ao tio Sam, (isso se não forem adeptos à pirataria). Linux é leve, livre, seguro e você pode fazer muita coisa com ele.
Turdin
Eu quero ver a versão final desse 11.04...
revenge
O CentOS é simplesmente a melhor distribuição no que toca a servidores... mas para desktop, obviamente prefiro o Ubuntu
@andradevini
quanto mais atualizações, melhor para o OS =]]]
@malabisabe
Sou usuário Ubuntu e esse beta 2 melhorou da agua pro vinho comparado ao beta 1!!!! Apesar de não gostar nadinha desse Unity, pelo menos agora dá pra usar o sistema normalmente. O beta 1 era bug atrás de bug, tornando o uso inviável. Vamos ver como vai ficar a versão final, pelo menos esse semestre ainda sou Ubuntu, pois o gnome ainda está presente na distribuição que já na versão 11.10 estará aposentado!!!!
JoseRenan
Baixando o beta do Ubuntu e o disco do GNOME... e que que isso? Usuários Linux gostam de testar as coisas...
Rodrigo
Não entendi nada. É aberto a mudanças, ao contrário de muito usuário Linux (o que pra mim não é verdade), mas está com um pé atrás? Haja indecisão, meu amigo...
Guilherme Mac
No começo é assim. KDE4 qdo foi lançado foi a mesma coisa.
@marcoc2
é, mas Unity e Gnome 3 estão recebendo muitas críticas negativas. Ainda não testei suas versões recentes mas, apesar de ser aberto a mudanças, o contrário de muito usuário de linux, estou meio com um pé atrás.
@franksilvestre
Estou ansioso pra instalar o Gnome3.
bawlaw
Universo Open Source cheio de novidades esse ano heim.. só pelo libreoffice, Unity e Gnome-3 já dá pra ver uma bela inovação no padrão aberto.