O Google apresentou novidades bem interessantes para o seu encurtador de URLs. Talvez você não saiba, mas o Goo.gl deixou de ser apenas uma API para ter uma interface completa e várias funcionalidades que qualquer encurtador, como o Bit.ly, oferecem faz algum tempo.

A começar pela cópia mais fácil da URL curta para o clipboard. A grande verdade é que normalmente a gente usa esses encurtadores quando vamos publicar algo no Twitter ou no Facebook. Em resumo, nas redes sociais, onde não há espaço para colocar URLs completas. Com essa melhoria, o Goo.gl automaticamente seleciona a URL criada. Aí é só apertar CTRL C para copiar.

Goo.gl encurta URLs com a qualidade Google

Outra novidade é a remoção de URLs salvas no Dashboard do seu Goo.gl. Caso você esteja logado no Google e use o serviço para encurtar um endereço de site comprometedor, terá total liberdade para remover esse item das suas URLs criadas recentemente. Mas é bom avisar: isso não faz com que o redirecionamento para de funcionar. Uma vez que a URL curta é criada, funciona para sempre (ok, há controvérsias…).

Com isso, o Goo.gl fica mais parecido com o Bit.ly. Na minha humilde opinião, esse serviço tem os melhores ajustes para quem realmente depende de encurtador de URLs. São estatísticas variadas, sem falar nas diversas ferramentas desenvolvidas por eles mesmos.

E já que estamos tratando desse assunto de encurtadores de URL, não custa relembrar: o TB disponibilizou um plugin exclusivo para WordPress que automaticamente gera URLs curtas via Migre.me. Se você ainda não baixou o plugin, o link é esse.