Governo de São Paulo admite negociar com a Foxconn

Agência evita falar sobre datas e valores dispostos em acordo de intenções.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando a gente achava que já tinha visto de tudo nessa história da Apple trazer uma linha de montagem para o Brasil, a agência responsável por novos investimentos no Estado de São Paulo envia um comunicado confirmando que vem negociando com a Foxconn (ou Hon Hai, como os chineses preferem) desde abril de 2010. A empresa é a principal fabricante de produtos da maçã no mundo.

Leia abaixo o comunicado que nós recebemos aqui na redação há poucos instantes:

Em virtude da crescente procura da imprensa por informações, a Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração e expansão de investimentos no Estado de São Paulo, esclarece que, desde abril de 2010, vem negociando com a empresa Foxconn CMMSG Indústria de Eletrônicos Ltda a instalação de uma nova fábrica da gigante chinesa em território paulista.

Devido a cláusula de confidencialidade, que consta no protocolo de intenções assinado com a empresa, a Investe SP não disponibilizará informações como local de instalação, produção, datas, valores, número de empregos, entre outros, até que as negociações sejam concretizadas.

O comunicado deixa muito claro que uma carta de intenções já existe. Do ponto de vista jurídico, uma carta de intenções tem o mesmo valor de uma nota de 3 reais. Entretanto, é uma forma importante de fazer política, visto que documenta promessas e intenções entre partes para o futuro.

Embora alguns sites e blogs tenham afirmado que não informações oficiais sobre o assunto, é absolutamente oficial que o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio das atribuições do ministro Aloizio Mercadante, confirmou que uma linha de montagem da Apple será instalada no Estado de São Paulo.

Além disso, a Foxconn confirmou durante uma viagem da presidente Dilma Rousseff à China que tem intenção de investir algo na casa dos US$ 12 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões) no Brasil pelos próximos 5 anos. Acredito que esse valor seria mais do que suficiente para instalar uma fábrica que atenda as necessidades da Apple na produção de tablets (e demais gadgets, vai saber) por aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados