Início » Arquivos » Brasil » Office Web Apps aprende a falar português do Brasil

Office Web Apps aprende a falar português do Brasil

Usuários do Hotmail podem criar arquivos do Word, Excel e PowerPoint gratuitamente.

Avatar Por

Com mais de 6 meses de atraso, o Office Web Apps finalmente ganha uma versão em português. A Microsoft Brasil divulgou nessa quarta-feira que a interface dos aplicativos online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote foi traduzida para o português do Brasil. A partir de agora, quem não fala inglês também terá acesso a esse serviço que tenta fazer concorrência com o Google Docs, do todo poderoso Google.

As funcionalidades mais básicas do Office convencional — aquele que é instalado no computador, com direito a mídia física e chave de registro — estão lá. A título de exemplo, o Word Web App conta com a mesma interface baseada em ribbon que é tão odiada (menos por mim, que gosto dela) no Office. O aplicativo virtual tem formatação do texto de acordo com padrões predefinidos, além de dar ao usuário a oportunidade de escolher por si mesmo qual será a tipografia, o tamanho da fonte e demais características do texto.

Word Web: editor de texto no navegador | Clique para ampliar

Diferentemente do que eu imaginava, o Office Web Apps não está mais tão dependente do Silverlight. O ex-oponente do Flash que a Microsoft desenvolve desde 2007 é recomendável, mas eu consegui usar o Word Web App normalmente sem ter esse plugin instalado na máquina. No entanto, devo observar que o teste foi realizado majoritariamente no Internet Explorer 9. Seu desempenho também foi positivo no Google Chrome, que foi usado para teste logo em seguida.

Assim como no aplicativo convencional, o Office Web tem corretor gramatical e ortográfico totalmente em português, já adaptado para o Acordo Ortográfico que vigora no Brasil e demais países lusófonos desde janeiro de 2009. É o mínimo que a Microsoft poderia garantir nesse lançamento, uma vez que ele está bem atrasado frente à data de lançamento do Office Web nos Estados Unidos e em outros mercados.

No comunicado enviado à imprensa, a empresa liderada por Bill Gates ainda alfineta o Google Docs. “Ao contrário de outros serviços online, o Office Web Apps permite a visualização, criação e compartilhamento de documentos com grande fidelidade, desta forma, o conteúdo é visto e trabalhado da melhor maneira possível”, afirma mensagem assinada por Carolina Aranha, gerente geral de Online da Microsoft Brasil. A executiva ainda cita notas de rodapé e tabelas, que são exatamente as mesmas na exibição do documento no Office convencional e no Office Web.

Word Web: exibição por página somente no modo de leitura | Clique para ampliar

O timing não é muito bom para o lançamento do Office Web, uma vez que faz menos de 24 horas que o Google liberou o recurso de exibição por página no editor de texto do Docs. Mas não pense que a Microsoft deixou de pensar nesse assunto. A resposta da empresá é que o Office Web tem uma excelente visualização de documentos, já com a paginação e tudo mais. No entanto, isso só funciona quando o documento, seja ele um trabalho acadêmico ou relatório profissional, não está sendo editado.

Respondendo ao TB, Carolina Aranha explicou a demora nessa tradução. “Nós buscamos lançar um produto com a garantia da melhor experiência para os mais de 53 milhões de usuários brasileiros, o que muitas vezes envolve ajustes e testes, impactando as datas de disponibilização em larga escala do produto”, afirma a executiva que garante que o Brasil está entre as prioridades da MS Brasil quando o assunto é localização.

Ficou interessado e quer testar o Office Web? O uso do Word, Excel, PowerPoint e OneNote é completamente gratuito, mas só para quem tem uma conta de e-mail da Microsoft. Se você deletou o seu Hotmail, ainda dá tempo de ressuscitá-lo! E vale lembrar que não é preciso ter o Office instalado na máquina para usar o serviço.

Atualização às 15h43 | Adição de mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Não preciso mais do Google Docs! Valeu Microsoft!
Turdin
Eu curti esse web Apps, achei bem intuitivo e integrado, fora que funciona muito bem!
@leozacche
E o GTalk? Uma mela porcaria, isso sim. E só roda no Windows. Por que será? Ah sim! É porque ele usa o Tridend - aka IE.
@leozacche
E a edição colaborativa do GDocs é um espetáculo!
Alex
"O único motivo da microsoft ser o que é, é a ignorância da maioria em utilizar somente windows, tem tanto software livre bom pra se usar, mas o povo adora pegar técnico que coloque windows pirata." Pô Nigel, com tanto Software livre bom pra usar vc ta de Mac OS X, não me diga que o titio jobs deu pra vc na faixa?
Rafael The Mist
O Office ainda é, na minha opinião, a única opção para quem precisa de arquivos com formatação enxuta sendo carregados para diversos computadores. Quanto ao e-mail da MS, precisa não: pode ser o e-mail que você cadastrou no Windows Live. Ainda bem! :P
@felipez
Faz tempo que o Silverlight deixou de tentar ser um Flash-killer. Ele tá mais pra um Air-killer. O foco é outro e ele vai muito bem, obrigado. E nas empresas ele é tão utilizado quanto a alternativa da Adobe, o Air. Btw, a Microsoft também já lançou um preview do IE10 pra provar que ela continua na "briga". E isso é bom pra nós, consumidores. Concorrência leva à inovação. Ah, a Microsoft de hoje não é a mesma Microsoft de 3 anos atrás.
Alexandre
eu tambem tive um ma impressao da microsoft lançar o web apps pra brazucas e tugas dias depois do google ter feito uma excelente atualizada no google docs. Tá certo que alguns argumentos da M$ sao bem validos, principalmente o fato dos apps serem bem fieis ao seu respectivo instalado no pc, porem o google, por muito azar da M$, saiu na frente... outra coisa que pode impactar na popularidade disso pra M$, é o fato de ter que ter um mail hotmail, sendo que esse dominio nao eh bem visto por grandes portais (sao barrados em politicas de anti-spam e anti-virus). ao menos eh uma boa alternativa caso aconteca alguma coisa incrivelmente grave com os servers do google...
Caio Alexandre
Só o fato de que o editor de texto do Google Docs agora ganhou o recurso da paginação já o faz dar um enorme salto a frente do Word Web App.
e.ricardo
só queria que o Office Web App carrega-se os arquivos .DOC do meu linux e isso ele não faz =/ espero que por pouco tempo !
Denis
Eu gosto do office, vou usar ele agora, mais bem que podia ter uma integração maior com o office do pc :D
Nigel
Cara, vai por mim, a Microsoft não aguenta com a google em nada, a google da um banho em TODOS os produtos que a microsoft cria, olha o lixo que é o Windows Live Messenger 2011, eles não conseguem melhorar, projeto Silverlight que é outra coisa babaca que eles criaram, eu se fosse da adobe morreria de rir, e o último é essa invenção do IE9 quer apostar quanto que em menos de um ano o navegador deles fica pra trás de novo? O único motivo da microsoft ser o que é, é a ignorância da maioria em utilizar somente windows, tem tanto software livre bom pra se usar, mas o povo adora pegar técnico que coloque windows pirata. Eu creio que no futuro, ou a MS mude de postura e comece a parar de brincar e faça uma coisa decente, ou eles vão se resumir a criar video game
j2k
não tá estranha essa frase? "garante que o Brasil está entre as prioridades da MS Brasil" sobre a matéria: antes tarde do que nunca. Essa competição ainda vai nos trazer muitos beneficios!
@rafaelprr
Thassius, também podem ser utilizadas contas do Passport registradas com um email de outro provedor :)
@brunogdb
Eu prefiro o Google também, mas não por tecnologia, é porque eu já tenho tudo lá e já é de costume :)
Exibir mais comentários