Início » Arquivos » Ciência » Abstinência de mídias pode ser tão ruim quanto abstinência de drogas

Abstinência de mídias pode ser tão ruim quanto abstinência de drogas

Passar 24 horas sem seu gadget favorito: uma tarefa para poucos.

Avatar Por

Um estudo mundial batizado de The World Unplugged (ou “O mundo desplugado” em tradução livre), ‘descobriu’ que deixar estudantes sem acesso às mídias ou sem contato com seus amigos, deixam eles se sentindo sozinhos. A pesquisa foi realizada pelo Capitão Óbvio pela Universidade de Maryland, nos EUA, em parceria com outras universidades ao redor do globo.

Cerca de mil estudantes com idades entre 17 e 25 anos em universidades de dez países em cinco continentes participaram do estudo. Seu objetivo era descobrir como eles reagiriam depois de passar 24 horas sem qualquer meio de comunicação ou mídia, como gadgets do tipo de mp3 players, celulares e computadores, bem como se manter afastado da TV. E os resultados foram, ao menos para mim, algo não-novo.

Quando questionados, uma grande maioria dos estudantes disse que “se sentiu sozinho” e alguns até disseram que “entraram em pânico”, sintomas parecidos com aqueles de alguém que está passando por uma síndrome de abstinência de drogas, por exemplo. Um estudante americano disse que “se sentiu como estivesse sendo torturado” e um britânico chegou a comparar a desconexão do seu cabo de rede com o desligamento de aparelhos de suporte à vida na UTI de um hospital.

Enquanto uma boa parcela encontrou dificuldades em se desconectar por um dia, uma parte dos estudantes conseguiu viver sua vida normalmente. Um deles, do México, disse que “eu interagi mais com meus pais do que o normal, ouviu mais o que eles tinham para me dizer sem ficar distraído com meu BlackBerry. Eu ajudei a cozinhar e até a lavar a louça”. Então o mundo não está inteiramente perdido.

Leia mais sobre como o estudo foi feito e alguns outros dados mais detalhados na sua página oficial.

Com informações: DigitalTrends.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Isso é completamente normal: a partir do momento que você deixa o ser humano dependente de qualquer coisa e depois tira isso dele, ele não vai ficar lá muito legal.
Turdin
Eu sinto falta, mas não sei se chego a esse ponto
Gustavo
Mas é verdade, por isso comprei um modem 3G e provavelmente comprarei um tablet com 3G também, parece tão desnecessário, mas a necessidade em estar conectado de qualquer forma é viciante...
Gabriel Bemfica
Achei uma falha imensa nesse estudo: a questão não é necessariamente o uso, mas sim a disponibilidade. Sou fumante, e, mesmo quando não estou fumando, me sinto mais confortável quando tenho meus cigarros por perto. O mesmo vale para meu smartphone. Posso estar na mesa do bar com meus amigos, mas só me sinto realmente bem se ele estiver por perto, mesmo que eu não o use a noite inteira. Só a presença do equipamento já conforta, a real abstinência só surge porque você não pode sequer olhar ou encostar nos seus gadgets.
@andradevini
heheh... ou seja, mídias são... drogas? OMG!
@AntonioVeras
Você esqueceu a Wikipédia manolo. O pessoal hoje não sabe mais o que é livro.
Alexandre
aposto que muito deles melhorariam suas notas se ficassem 1 mes desconectados...
@johnnie_cap
DOOOOOORGAS MANOOOOOLOOOO
Marcoscs
...eu sou das antigas, não dou a mínima pras redes sociais, mas confesso que quando cai a conexão lá em casa eu fico me sentindo meio órfão, ainda mais quando o Steam se recusa a trabalhar off line, aí meu mundo cai, iehaheiaeihaiheaieaieiaheaihha
Rafael The Mist
Acredito que devido à essa "facilidade" em "encontrar" nossos amigos, estamos cada vez mais nos afastando deles, sob o pretexto da aproximação digital. Conheço várias pessoas que se vangloriam de ter centenas de colegas virtuais e, quando fazem uma festa de aniversário, recebem menos de uma dúzia deles em um evento. Triste.
@brunogdb
Muito interessante a matéria, e todos devem ver (inclusive eu vi). Isto é bom para quem quer se relevar achando que rede social é o truque tudo, mas não é. Eu estou viciado em redes sociais, mas não neste ponto. O meu problema mais é abstinência de escrita :P.
Rafael
As vezes eu fico meio necessitado de novidades tecnológicas, até mesmo de atualizações de programas, de sistema... Não chega a ser o estudo daí de cima, mas é algo meio parecido, meio que uma abstinência de informação. Eu fico querendo novidades o tempo todo...
@rmcanjos
O problema mesmo é quando você é forçado a ficar desconectado do mundo... quando a energia acaba, por exemplo, ou quando a internet dá pau! É desesperador.
@AntonioVeras
Não me desconecte, não me desconecte. Tenho que comentar no TB, tenho que comentar no TB... :P
@rmcanjos
Dá pra passar várias horas (ou até mesmo dias) "desconectado" do mundo sem o menor problema, desde que a pessoa se proponha a tal. Afinal de contas, na enorme maioria das vezes você não vai acampar no meio mato com o seu fiel notebook esperando achar uma rede wi-fi dando sopa...
Exibir mais comentários