Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Cientistas criam leitor de código de barras. Para zebras.

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Eis uma coisa que eu não sabia: a variedade de listras de cada zebra torna difícil o trabalho de biólogos, que tentam de formas diferentes rastreá-las por onde passam tirando fotos em diversos locais. Mas um esforço conjunto de dois grupos de pesquisadores de universidades americanas diferentes pretende mudar isso. Eles juntaram seus cérebros para criar um leitor de listras de zebras, que usa o mesmo princípio de um leitor de código de barras normal.

Antes de você achar que os cientistas criaram um aparelho que emite um feixe de laser vermelho para que biologistas escaneiem zebras no meio da selva, deixe-me esclarecer que não foi isso. Ao menos não ainda. Na verdade eles criaram um programa chamado StripSpotter capaz de distinguir zebras de acordo com suas listras. Ele faz isso criando StripStrings, que são códigos de barra de baixa resolução criadas a partir da foto de uma zebra.

Cada biologista que quiser rastrear um grupo de zebras baixa o programa e cria uma nova base de dados de StripStrings a partir das zebras que ele quer rastrear. Dessa forma, sempre que ele tirar uma foto nova dela ou do grupo, o programa vai procurar o StripString mais próximo daquela zebra em particular e, com isso, distinguir qual zebra é qual no grupo.

O programa foi desenvolvido pelo Laboratório para Computação Populacional Biológica da Universidade de Illinois e pelo Laboratório de Pesquisa e Conservação Equina da Universidade de Princiton e está disponível para download nesse link, para quem quiser testar.

Com informações: io9, NewScientist.