Data Center

A Microsoft inaugurou nesta quarta-feira seu novo data center em Dublin, na Irlanda, o maior data denter da empresa fora dos Estados Unidos. Até então, mega data centers, como estes são classificados, somente eram construídos no território norte-americano. A empresa planeja abrir outro mega data center em Chicago até o final do mês. As duas novas instalações destinam-se aos serviços online da empresa, incluindo a plataforma de “computação na nuvem” Windows Azure, e a nova engine de buscas da empresa, o Bing.

De acordo com Arne Josefsberg, gerente geral de serviços de infra-estruturas da Microsoft’s Global Foundation Services, a nova instalação de Dublin ocupa aproximadamente 28.000 m² e pode fornecer 5,4 megawatts de energia atualmente, podendo ser expandido até 22,2 megawatts. A instalação de Chicago, por sua vez, ocupa aproximadamente 65.000 m² e fornece inicialmente 30 megawatts, expansível até 60 megawatts.

Josefsberg disse ainda que a instalação de Dublin foi construída de forma a utilizar da melhor forma possível o clima frio Irlandês. “A instalação faz amplo uso do ar externo para sua refrigeração durante o ano, resultando em maior eficiência elétrica e menor liberação de carbono.”, informou o executivo. Além disso, dois terços da instalação é composta de servidores instalados em containers. Devido a seu formato, esses containers são refrigerados com mais eficiência que os normais.

Graças ao seu projeto, essas unidades podem ser postas em funcionamento em questão de horas, permitindo rápida expansão de capacidade, e possuindo densidade de servidores 10 vezes maior se comparada com os tradicionais. [CNET News]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados