Sucessora da poderosa KGB, o Serviço de Segurança Federal da Rússia quer fazer com que serviços populares como o Gmail, Hotmail e Skype sejam bloqueados na terra das noites frias e das loiras quentes. De acordo com informações da rede de notícias AFP, o órgão está “profundamente preocupado” com o “uso incontrolável” dos serviços, que se utilizam de chaves de criptografia “estrangeiras” para garantir a segurança de seus usuários.


Na visão do diretor de informação e comunicações especiais Alexander Andreyechkin, tal prática pode colocar a segurança de toda Rússia em xeque. falando em uma reunião do governo russo, Andreyerchkin afirmou que “o uso descontrolado destes serviços pode trazer grandes ameaças à Rússia”, já que servidores do Gmail, Hotmail ou Skype estão fora do país e assim podem ser usados livremente por organizações extremistas.

Não demorou para que a declaração criasse polêmica e fosse desmentida pelo comando local. O Kremlim logo tentou acalmar os ânimos em um comunicado oficial em que afirmava que “as declarações de Andreyerchkin são sua opinião e não refletem a posição do governo russo em relação as suas políticas a respeito da internet”, enquanto uma fonte não identificada disse que o sujeito “foi além de sua autoridade ao fazer declarações sobre estes serviços”.

Segundo o ministro das comunicações Ilya Massukh, as políticas locais sobre a regulamentação do uso de tecnologias de encriptação estrangeira deveriam ter sido determinadas no último mês de outubro, mas até agora não foram concluídas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados