Sucessora da poderosa KGB, o Serviço de Segurança Federal da Rússia quer fazer com que serviços populares como o Gmail, Hotmail e Skype sejam bloqueados na terra das noites frias e das loiras quentes. De acordo com informações da rede de notícias AFP, o órgão está “profundamente preocupado” com o “uso incontrolável” dos serviços, que se utilizam de chaves de criptografia “estrangeiras” para garantir a segurança de seus usuários.

Na visão do diretor de informação e comunicações especiais Alexander Andreyechkin, tal prática pode colocar a segurança de toda Rússia em xeque. falando em uma reunião do governo russo, Andreyerchkin afirmou que “o uso descontrolado destes serviços pode trazer grandes ameaças à Rússia”, já que servidores do Gmail, Hotmail ou Skype estão fora do país e assim podem ser usados livremente por organizações extremistas.

Não demorou para que a declaração criasse polêmica e fosse desmentida pelo comando local. O Kremlim logo tentou acalmar os ânimos em um comunicado oficial em que afirmava que “as declarações de Andreyerchkin são sua opinião e não refletem a posição do governo russo em relação as suas políticas a respeito da internet”, enquanto uma fonte não identificada disse que o sujeito “foi além de sua autoridade ao fazer declarações sobre estes serviços”.

Segundo o ministro das comunicações Ilya Massukh, as políticas locais sobre a regulamentação do uso de tecnologias de encriptação estrangeira deveriam ter sido determinadas no último mês de outubro, mas até agora não foram concluídas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
que como sempre é o melhor, mas que ninguém usa!
Rafael The Mist
Boa sorte a todos os governos que tentarem coibir o avanço da internet e sua poderosa fonte de disseminação de informações.
Guilherme'
Eles estão mais do que certos em tomar uma atitude como essa, já que realmente issos pode ser prejudicial ao governo. Então, eles devem proibir o uso dessas ferramentas no próprio governo e não na população em geral.
Caio Furtado
Poxa Rússia, que história é essa? Back To Comunism?
Leandro
Exagerando...
@Leonardo_Mellin
kkkkkk é mesmo!
Rodrigo
Faltou (a AFP) lembrar que os russos são comedores de criancinhas, e que o perigo vermelho está de volta. Quanta besteira... Para os americanos, todos os países de fora da américa do norte acolhem terroristas e são dirigidos por ditadores tiranos.
@erick404
Nossa, parece até que o cara descobriu ontem que existem Gmail e Skype!!!
@andradevini
Daqui a pouco, na rússia vai poder só ser acessado o site do país. Só. Ou eu estou exagerando.
Eliezer
Existe na Coreia do Norte !!!
RodrigoKrZ
Virou moda bloquear as coisas da internet! Cada um tem seu motivo! Resolve assim, cada país roda seus serviços, no Brasil por eemplo só poderiamos usar e-mail do UOL, BOL, Terra e etc. Gmail, Facebook, orkut e etc, só pros states. Poker on-line, só nas Ilhas Cayman, e olhe lá! Bater um papo no msn? nem ferrando! Brasil que crie um clone do msn que rode aqui no Brasil... Isola todo mundo!
Caio Alexandre
Acho que vai sobrar o Opera Mail pra eles. :P
@evilmagus
Mas não houve repressão alguma...
e.ricardo
em partes eles estão certos mas se todos pensarem assim cada País vai ter sua própria internet ! fato ! a governo controlando tudo também seria como se todo o Mundo fosse uma china !
@brunogdb
Aaah, fala sério. Por isso que o cara foi hackeado hoje ¬¬
Exibir mais comentários