Início / Arquivos / Internet /

Presidente russo vira alvo de ataque hacker

Ataque DDoS tira blog do ar por várias horas.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Bons tempos em que ser presidente te dava algum status e ainda colocava medo nas pessoas. O presidente russo, por exemplo, sofreu um poderoso ataque no melhor estilo DDoS em seu blog profissional.  Ontem durante a noite não havia meio de acessar a página de Dmitri Medvedev, tudo culpa dos cybercriminosos.

Medvedev não está feliz nesse momento (imagem: Wikimedia)

Depois que a maré passou e o LiveJournal conseguiu reativar o blog de Medvedev, o presidente afirmou que os ataques são “ultrajantes e ilegais” — de acordo com a tradução que o Google Translate fez do post, é bom avisar — e que será preciso recorrer aos agentes da lei para verificar o que de fato aconteceu.

Diferentemente de alguns políticos brasileiros (viu, Dilma?), Medvedev utiliza o blog regularmente para publicar informações sobre o governo e defender seus pontos de vista. Não é raro encontrar textos e vídeos com mais de 250 comentários, quando não são 560, como nessa página.

Internet é bom demais e o presidente russo sabe disso. Usa o blog como uma ferramenta de publicidade de seu governo. Por baixo dos panos, conforme informa a Reuters, o que ele quer é manter um controle do serviço similar ao que acontece na China. Já imaginou termos uma Grande Muralha da Rússia? E depois não sabe por que os hackers querem tirar seu blog do ar.

Ainda não temos informações sobre nenhum grupo hacker assumindo a autoria do ataque.