Início » Arquivos » Brasil » Apple planeja fabricar iPads no Brasil, afirma (mais uma) revista

Apple planeja fabricar iPads no Brasil, afirma (mais uma) revista

Jundiaí, Taubaté, Indaiatuba e Lençois Paulista estão cotados para receber linha de montagem.

Avatar Por

Objeto de desejo dos geeks brasileiros, os produtos da Apple estão cada vez mais próximos de serem montados no Brasil. Isso se depender das reportagens na mídia impressa, que se mostram cada vez mais consistentes nesse sentido. A Isto É, por meio de seu colunista João Dória Jr., havia informado que a Apple pretende construir uma fábrica no país. A informação é confirmada pela Veja, que traz novas informações sobre o assunto.

A Apple vem realizando um estudo sobre o sistema de tributação brasileiro, de acordo com a revista, para avaliar se vale a pena produzir os equipamentos no país, em vez de continuar a importa-los da Ásia. Ao que tudo indica, a Apple estaria para anunciar a produção nacional dos iPads.

Essa iniciativa de produzir os tablets da maçã no país deve acontecer graças à Foxconn, fabricante chinesa que já possui fábricas em três cidades de São Paulo: Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba. A Motorola é uma das clientes da Foxconn por aqui, ainda de acordo com informações levantadas pela revista.

Para desembarcar no Brasil, a Apple estaria esperando renúncias fiscais por parte do governo estadual. A contrapartida seria oferecer desconto na compra de iPads em grande volume para estudantes da rede estadual de ensino. Vender tablets para o governo federal também pode ser um dos objetivos da empresa por aqui.

Com a vinda de uma fábrica da Apple para o Brasil, a Positivo seria a maior prejudicada. Não é surpresa para ninguém que a empresa já venceu várias concorrências para fornecer equipamentos de informática para as várias esferas de governo. Com um preço competitivo e um produto de extrema qualidade, a Apple poderia desbancar a concorrente no segmento governamental.

Ou seja, se a Apple instalar mesmo uma fábrica no Brasil, não será para vender iPads aos geeks de plantão, mas sim para atender a um cliente bem mais voraz: o governo. De fato, Steve Jobs não dá ponto sem nó.

Fiquemos de olho. Tanto a Veja como a Isto É afirmam que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve anunciar a parceria com a Apple e a localização da fábrica nas próximas semanas.

Atualização às 10h29:

O jornal Bom Dia, que circula no interior de São Paulo, também traz informações sobre o assunto. A futura — e suposta, não se esqueça — fábrica da Apple vai gerar 6 mil empregos, com contratações a partir do segundo semestre desse ano e durante 2012.

Além de Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba, cidades que são cotadas para receber a fábrica da Foxconn e que foram citadas nesse texto, o jornal afirma que os municípios de Sorocaba e Lençóis teriam se oferecido para receber a fábrica. Cada um deles teria suas próprias renúncias fiscais para tornar o negócio mais atrativo para a Apple e para a Foxconn.

Foto: Flickr – Robert Scoble. Obrigado ao leitor Alexandre Cinci por enviar sugestões via Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yan Gabriel
Jeguex?
Yan Gabriel
Meu Deus, como a Apple fez para achar nosso buraco? Digo taubaté. Aaah lembrei aqui só serve pra fábrica e supermercado ¬_¬
Alexandre Lima
Se você trabalha fazendo reparos no Positivo deveria ficar triste com a notícia, onde vê problema, vejo oportunidade. Agora se é para comprar para uso pessoal, concordo chuta o Positivo prá lá!
Alexandre Lima
E o cara vem dizer que não entende a vantagem de ter "uma" empresa no Brasil. Entretanto esse não é o tipo de assunto que a maioria aqui se preocupa, questão de afinidade, eu entendo. Os benefícios são muito grandes. Pensem se nós não tivéssemos montadoras de carro no país! Os preços que já são salgados, seriam impossíveis. Agora pense se outras empresas como a Apple vierem para cá? Como o mercado pode melhorar para nós, meros consumidores!
@victor9007
Duelo de Titãs? NEM! Muita desvantagem pra Positivo! kkkkk Que venha a Apple!
@lgfp
Em primeiro lugar, o fato de ser fabricado no Brasil não torna o produto mais barato que o importado. Às vezes é o contrário. Os aviões da Embraer são exportados para o Uruguai e depois reimportados para o Brasil, para evitar incidência de ICMS. Vejam que maravilha!
Caio Furtado
Uma fábrica aqui, significa a implantação de uma loja oficial, pelo menos? Por que as revendedoras autorizadas não são lá essas coisas...
Ramon Melo
Nem nos EUA é tão barato assim, pode ir desistindo da ideia... SE a renúncia fiscal do governo federal sair, SE os incentivos fiscais dos paulistas forem bons, chuto uns R$1400 no iPad 2 mais barato, nada muito melhor que isso.
Denis
É com o nosso "prefeitinho" duvido muito mesmo, mais se a LG vai fazer os tablets dela aqui quem sabe a Apple não venha pra acabar com a fábrica da LG :P
@amandaclarck
Mas é claro que é muito mais fácil fazer o iPad no Brasil se a mão-de-obra é mais barata. O que não quer dizer que vá diminuir significativamente os impostos sobre o iPad e toda aquela coisa. Steve Jobs não quer que o iPad seja popularizado e por isso ele vai se "prender" ao governo. E é meio óbvio também que a Positivo seja jogada de lado, já que a Apple é bem melhor (menos em preço). No fim, quer vai sair ganhando mesmo é o Steve Jobs.
@Swdezerbelles
Espere sentado [3]
Alberto
As pessoas não são obrigadas a entender por isso, segue informações que justificam um fábrica no Brasil. Além dos impostos que vc mesmo comentou, se confirmarem a instalação da Fpabrica com 6 mil empregados, teremos, além, óbvio do 6 mil, no mpinimo mas 12 mil empregos. Cada empregado em uma empresa no Brasil, carrega mais dois indiretos logo, só no quesito emprego, veja os benefícios que uma empresa carrega consigo. Abraço
@rbicalho
O que irá ajudar muito na redução do preço seria incluir o iPad e todos os tablets de outros fabricantes na mesma lei de PCs e notebooks. A isenção de IPI, PIS, COFINS e outros tributos estaduais e municipais pode exigir da empresa contrapartidas como fabricação nacional, o que gera empregos diretos e indiretos e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, serviços sociais, etc. Como muitos disseram... so-acredito-vendo.com.br
@cristianotonel
O brabo é quem não vai haver milagre nos preços... Talvéz de leve, pelo fato do transporte ser um pouco "mais barato".
@brunogdb
Opa! iPad no Brasil será uma boa para nós, mas podia começar fazendo pelo menos iPods aqui também :(
Exibir mais comentários