Leis que dizem respeito a internet no Brasil não são das melhores, isso é fato. Elas são escritas muitas vezes por políticos que não entendem certos aspectos técnicos da rede e acham que qualquer coisa pode ser feita. Mas vez ou outra aparece um país com uma lei envolvendo a internet tão absurda que faz até mesmo a nada arcaica legislação brasileira parecer ser uma obra-prima. Dessa vez quem fez esse favor foram os legisladores franceses.

O padrão usado pela grande maioria dos sites é armazena na sua base de dados a senha dos usuários cadastrados no formato de hash. Nesse formato elas estão criptografadas, então mesmo que a base de dados seja invadida ou acessada por um hacker, ele só vai ver um monte de letras, números e símbolos misturados. Soa bem seguro, certo?

Mas uma nova lei na França estabeleceu que sites de comércio eletrônico, música, vídeos e provedores de e-mail devem guardar senhas de seus usuários (além também de nomes, endereços e telefones) no formato de texto por até um ano, para caso precisem enviar para autoridades. Segundo a lei a polícia, o escritório de fraudes e até a agência que cuida de impostos poderiam ter acesso a esses dados.

Por causa disso o Google, o Facebook, o eBay e outros grandes nomes da internet abriram um processo, em conjunto com a agência governamental chamada Association of Internet Community Services, contra a nova lei. O processo será julgado ainda essa semana e se eles perderem os sites podem deixar de fornecer seus serviços no país. E nós teremos um belo exemplo do que não fazer no Brasil.

Com informações: BBC, Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Amigo, a maioria das pessoas que fazem leis não tem noção de como as coisas funcionam...
Athos Castro Moreno
OVH.com entra em desespero.
Jonas Rafael Rossatto
e ganham de nós no futebol fazem 18 anos... tsc tsc tsc
Ramon Melo
É tão bom ver outros países fazendo besteira, só para variar...
@andradevini
ainda bem que eu não moro na frança =]]]
Turdin
Ah, mas a frança é sempre pioneira na criação de leis idiotas, já teve piores anteriormente!
Rafael The Mist
Espero que a Dilma Maria-vai-com-as-outras não ache a medida dos nobres companheiros o máximo e sugira para nossos ocupadíssimos parlamentares.
Alexandre
Carmaba, li o titulo do artigo com olhos bem arregalados e me beliscando. Esses caras tao malucos!! Eles mesmos (na verdade a Alemanha e a U.E) jah encheram o saco do google por causa de privacidade e fazem essa [email protected]??? Absurdo, tomara que os politicos franceses nao estimulem os porcos daqui...absurdo, sem nocao, soh tinha que ser frances mesmo
Gabriel
Vamos expor mais pessoas para poder pegar algum bandido. Já soa absurdo. Ai se o bandido tiver a conta por mais de um ano, a lei se torna totalmente inútil. Genial.
@brunogdb
CARACA! QUE RIDÍCULO! E nossa segurança, faz o que? Some? Se o site vamos supor der uma louca e é hackeado, o cara vai se dar bem. Ahvá!
@thiagoleite
Caraca... me recuso a acreditar nisso!!!
Rodrigo Soncin
O próxima lei exigirá que as prisões sejam mantidas destrancadas para facilitar a entrada de novos detentos.
acustodioo
auahuahau xD
@trovalds
Se essa lei "pega", oq vai ter de cracker invadindo BD de e-commerce pra roubar dados pessoais vai ser lindo de ver!
@IvanCarlos
O Brasil já fez muita merda, vide o bloqueio do Youtube em escala nacional devido a um vídeo onde mostra uma mulher trepando na praia e alegando invasão de privacidade. Vá lá, França, vamos ver quem faz mais merda XD
Exibir mais comentários