Início » Arquivos » Jogos » 3 tecnologias de games que foram abandonadas

3 tecnologias de games que foram abandonadas

Voxels, memory cards e FMV merecem exposição em um museu.

Avatar Por

Em meu último artigo, falei sobre redes online para consoles que muitos leitores nunca souberam que existiram. É um bom exemplo de uma feature dos consoles que nasceu um pouco antes da hora mas acabou retornando e se estabelecendo como padrão anos mais tarde, quando a tecnologia permitiu que serviços similares fossem mais que uma mera curiosidade.

Nesta semana, no entanto, vamos tomar a mão contrária. Trago aqui exemplos de tecnologias que, apesar dos esforços dos desenvolvedores e fabricantes, não eram soluções elegantes e foram eventualmente abandonadas por completo. Estas tecnologias viveram seu período de glória em meados dos anos 90 — algumas delas deixaram mais saudades que outras.

Estou falando dos…

Voxels

Voxel significa volumetric picture element, e é essencialmente um pixel em terceira dimensão. O que isso significa é que, ao contrário do pixel convencional, que é organizado num bitmap em duas dimensões, os voxels são arrumados para construir uma imagem tal qual pecinhas de Lego o fazem.

Um cachorrinho rudimentar esculpido com voxels

Voxel levava vantagem sobre polígonos porque enquanto estes eram apenas figuras geométricas tridimensionais geralmente cobertas por uma textura a fim de criar os modelos de personagem, voxels permitiam representar figuras irregulares de forma mais fiel. Os voxels agiam quase como as moléculas das figuras virtuais num videogame.

Outra função interessante dos voxels é que, pelo fato de que eles montam objetos compostos de minúsculas partículas individuais, ambientes destrutíveis são mais fáceis de implementar.

Entre os jogos que utilizaram a tecnologia, destacam-se os primeiros jogos da série Command and Conquer (os veículos do jogo, capazes de rotação 3D bastante fluida, eram feitos com voxels) e Delta Force, um FPS clássico da Novalogic.

Minecraft, apesar de não usar voxels reais (os bloquinhos do jogo são polígonos com texturas), é essencialmente um mundo virtual montado por infinitas pecinhas virtuais individuais, conforme o roteiro dos jogos com voxels.


(YouTube)

O problema principal da tecnologia é que os jogos que a utilizavam eram meio… Feios. Imagens criadas com voxels acabam tendo arestas muito pronunciadas. No final, polígonos acabaram vencendo no ramo dos games, e voxel vive até hoje em aplicações de imagens médicas.

FMV

Antes dos CGs fotorrealistas, acreditava-se que os videogames se aproximariam da alta fidelidade de imagens através do Full Motion Video, que era essencialmente cutscenes que utilizavam atores e às vezes cenários reais (embora mais frequentemente fossem telas verdes e ambientes digitais). Novamente, a série Command and Conquer abraçou mais essa tecnologia que acabou não tendo futuro. Eis uma série de cutscenes de Command and Conquer Red Alert:


(YouTube)

A série Command and Conquer é uma das raras que ainda hoje utiliza FMV em suas cutscenes, mais por forma de manter a tradição do que por qualquer outro motivo. Jogos recentes da série contêm FMV de qualidade incrivelmente superior às cutscenes dos jogos mais antigos, mas não dá para escapar da aparência antiquada inerente aos FMV.

Também houve os jogos inteiramente em FMV — marketeados como “filmes interativos”, mais uma modinha do mundo gamer que acabou não vingando. No PC se destacou Phantasmagoria, um jogo de terror que hoje pode parecer um pouco cafoninha, mas na época dava uma tensão incomparável. Observe o gameplay:

(YouTube)

Se Phantasmagoria parece um pouco brega, o que dizer então de Night Trap, do Sega Saturn? O jogo era uma ode aos filmes ruins de terror adolescente. Eis a cena mais infame do jogo, que causou muita controvérsia nos EUA:


(YouTube)

Para os padrões de tolerância a violência a que estamos acostumados hoje, a cena é bastante leve até. Entretanto, em 1993, causou tamanho furor que levou algumas lojas a tirar o jogo das prateleiras.

FMV caiu em desuso quando notou-se que fazia mais sentido utilizar personagens digitais com bons voice actors do que pessoas de verdade que eram péssimo atores.

Memory card

No tempo dos jogos em cartuchos, o seu progresso era mantido graças a uma bateria que ficava no chip do jogo. O NES e SNES, por exemplo, salvavam jogos dessa forma.

Era meio low tech, mas dava para o gasto

Descobri isso meio sem querer, ao abrir um cartucho de Donkey Kong Country 2 que jamais salvava jogos para descobrir o que poderia haver de errado. Notei que o slot da bateria estava vazio, bastou fazer um transplante da bateria da minha fita de Mario Kart e pronto. Me senti um superhacker naquele dia, por ter executado a operação sem ajuda de internet nem tutoriais ou sequer um adulto mais habilidoso com uma chave philips.

Anos mais tarde, a tecnologia dos jogos em disco ótico trouxe um impasse: sendo CD/DVD-ROM um dispositivo apenas de leitura, como salvar o progresso nos jogos? A solução foi um add-on conhecido como memory card, onde podia-se salvar informações sobre o jogo que você estivesse jogando.

Dentre os consoles que utilizavam algum tipo de mídia removível para armazenamento de savegames estavam o PlayStation, o PlayStation 2, o PSP, o primeiro Xbox, o Xbox 360, o Dreamcast, o Sega Saturne mais alguns outros.

Um fato curioso é que o Xbox 360 já fazia parte da geração de consoles capazes de memória interna, mas o Memory Unit era necessário para salvar jogos nas versões do console que não dispunham de HD. Foi o último console da geração atual a utilizar usar memory card dedicado. O PSP e o Wii, por exemplo, utilizam cartões de memória compatíveis com câmeras e computadores.

Eventualmente, consoles com memória interna se tornaram o padrão. Assim acabou a necessidade de hardware adicional só para manter seu progresso nos games.

E vale lembar que o memory card, hoje uma ideia já antiquada, era a evolução de uma solução ainda mais velha e atrapalhada: os passwords, que hoje vivem apenas na memória dos saudosistas, ou nos caderninhos bem surrados da Tilibra onde anotávamos tais senhas, junto com cheats copiados de revistas especializadas dos nossos amigos…

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

R31-D0S-H4R3M
Legal, legal
@abnerphillip
GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG?? Quem lembra desse password?
Hawk
Se eu procurar, tenho quase certeza que ainda encontro meu caderno da Tilibra com passwords para vários jogos. Bons tempos...
roger_r_martins
Correu uma lagrima de saudade de muita coisa aí.
Rodrigo Rodrigues
Alguem se lembra do sistema de saves do F15 Strike Eagle 2 do Mega Drive? ele te dava um password do tamanho de um serial do windows... mas de alguma forma esse password mantinha todo o seu progresso, nome, patente etc... queria saber como funcionava, não parece com nenhuma compressão que eu conheça
Gabriel
Esqueceram de que os Sega CD e Saturn tinham memoria interna que, apesar de tb possuirem uma fita pra saves de memoria extra, tb tinha memoria interna do console que salvavam os jogos. Não precisando de um memori card pra salvar (e gastar nosso dinheiro)
TheOldStuff
Bem, agora vou mais longe então. E quem era da época do MSX? Lembram dos códigos que saíam direto nas revistas? Tinham os jogos com senha, tipo o Goonies (e que eu ainda lembro algumas até hoje - oneeyedwilly era uma) e também tinham os macetes de editar alguns arquivos dos jogos, passando algusn parâmetros de programação que alteravam vidas, fases, etc. Quem não se lembra dos comandos POKE $H alguma coisa? Já nos FMV tenho ainda alguns aqui como o 7th Guest, 11th Hour, Tex murphy, Gabriel Knight The Beast Within... Acho que todos estes ainda são encontráveis no Gog.com. Vc pode comprá-los lá mas tem que baixar os CDs. Hj em dia com as altas velocidades de internet é fácil...
@ItsMe_Lucas
E quem é o doido de se desfazer de seus memory cards? xD
@Masterwebinter
Eu gosto muito de jogar o Mario (que Mario?) no emulador de sNES que eu tenho no meu Android, Golden Axe no emulador de Sega, pensa que eu não conheço a época dos dinossauros? kkkk Sem falar no elevator alguma coisa, mario kart, Nanco Museum pra PS2, e etc :D
nOiAdO
Aeww seu fralda kkkk PS:Não sei se te interessa,mas comece a jogar os jogos da velha guarda,em emuladores! Sega,Nintendo,Mame(arcades)etc ;)
@Masterwebinter
Como vocês são velhos heim? Eu vou com meu game shark de ps2, e vocês anotando passwords??? Pelo menos quem criou o jogo do Speed Racer pra PS2 era dessa época de códigos... PS: tenho 13 anos, to no meio de um monte de vovô
Ana
Quando eu jogava top gear 2 no mega drive, ficava no pause a noite toda :(
@andrade_philips
Phantasmagória eu fiz questão de comprar, 7 CD que me renderam muitas noites de terror! lembranças..
@daniloboros
Muito boa a matéria. Mas vale lembrar que o primeiro Xbox dispunha de um Hd interno, de 10 ou 20 gb se não me engano, fazendo com que o uso de um memory card não fosse 100% necessário :D
@tomatealbertini
Nossa... eu tinha muitos passwords do Fifa 94 no Mega Drive anotados no meu caderninho de passwords.. e aqueles xerox das revistas ação games com todos os comandos do mortal kombat.. pra mim aquilo valia ouro! ahahhaha
Exibir mais comentários