Pesquisadores da Universidade de Copenhagen chegaram à uma conclusão diferente do que vários gerentes de empresas atuais acham ser verdade. Eles descobriram que permitir que funcionários assistam a vídeos idiotas, seja de um skatista fazendo uma manobra descuidada e acertando suas partes privadas ou de uma pessoa mais cheinha se espatifando na piscina, na verdade faz bem ao trabalho deles.

Tenho a impressão de que apenas ler o primeiro parágrafo vai ser o bastante para que muitos funcionários brasileiros enviem o link desse post para seus chefes, mas continuem a ler para saber como os pesquisadores chegaram à essa incrível conclusão.

Eles dividiram um grupo de pessoas em dois e deram a eles a mesma tarefa: deviam assistir um vídeo em que pessoas passavam uma bola para outras e contar quantas vezes essa bola foi passada de mão em mão. Antes dessa tarefa, no entanto, o primeiro grupo foi instruído a assistir um vídeo engraçado enquanto que o outro foi avisado de que o vídeo engraçado estava disponível ao clicar de um botão, mas que não poderiam clicá-lo.

Depois disso, o teste foi feito e, surpresa! O grupo que viu o vídeo engraçado antes da tarefa acertou mais o número de passes do que o grupo que não assistiu ao clipe.

A pesquisa não tem base científica alguma. Ela apenas conclui que esse tipo de distração pode ter uma certa influencia em como as pessoas realizam seu trabalho, já que ao dizer que o vídeo estaria disponível mas não permitir que ele fosse assistido, os pesquisadores estavam simulando um ambiente de uma empresa com restrições de acesso à web.

Você não está aliviado depois de saber que passar alguns minutos da empresa perdendo tempo na web pode fazer bem ao seu trabalho? Eu estou.

Com informações: BuzzFeed, Time. Muitíssimo obrigado ao Daigo e a Rina pela foto!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
Manda isso pro Mobilon, Rafa!
nandovalente
Sou chefe, tenho uma equipe de 6 programadores e eu sempre acreditei nisso! Minha equipe tem total liberdade.
@hugopansini
O problema é que chefes sao pessoas frustradas que nao tem tempo pra nada e querem privar nós, funcionários, de fazer algo prazeiroso durante o trabalho. Se eles nao pode por estarem atarefadissimos, porque nós poderemos ? - talvez seja esse o pensamento.. ( eu nao morri até hoje por nao poder ver videozinhos, entao eles tambem nao vao morrer ) Outra... quando eu estagiava, minha chefe era uma chata com isso .. eramos 7 estagiários numa mesma sala... ela nao gostava de " conversa paralela " durante o trabalho, mesmo que estivessemos conversando enquanto estavamos com a mao na massa. Ela dizia que conversar faz voce fazer o trabalho de forma mais lenta.. e se for contar os " segundos perdidos " porque vc está mais lento enquanto conversa, no fim do mes vc perde quase 1 dia inteiro de trabalho... Ridiculo isso!! Desanimava totalmente !!!!! Ao menos ela nao ligava da gente ouvir musica lá u.u
@erickmagnus
Isso é o tipo de coisa que funciona em qualquer lugar, eu acho. Basta ser linha dura. O conteúdo é liberado, mas quem não atingir a meta de produção, pode sambar. Depois de umas duas demissões tudo ia entrar nos eixos.
Caio Furtado
Bom saber disso...
Caio Furtado
Isso existe ainda?
Caio Furtado
Ficar na internet não é o problema amigo...
Caio Furtado
Somos três.
@dri_caa
Até parece, se eu contar isso pro meu chefe ele vai dizer... 'vá pra outra empresa q deixa vc ver os videos engraçadinhos entao...' Mas né, a gt adora correr um risco no trabalho vendo umas coisinhas atoa as vezes :P
@daniel_eis
hahahahahha eu também!
Thiago
As vezes é preciso se distrair um pouco para se concentrar melhor!
@crunch013
Eu acho que se bloquear o acesso a internet o funcionario vai passar a maior parte do tempo tentando burlar o bloqueio. Se tiver liberado o funcionario entra no site, ve oque tem que ver e volta a trabalhar sem passar a raiva de ter que procurar proxys lentos e coisa do tipo...
@tkabrahams
Eu sempre soube que uma besteirinha ajuda no trabalho, mas acho muito bom que fizeram um estudo sobre isso! Sempre quando posso, no trabalho, navego na internet, pois sei que isso me deixa mais atualizado, mais informado e me distrai, logo, quando aparece serviço estou mais animado. Bom texto!
Eduardo Quagliato
CARACA! O @luisleao me deu uma caralhada daqueles adesivos do sms2blog. Eu já colei um monte por aí, destribui uma porrada com a galera, meu macbook tem e minha caneca tem um também! HAUHAA! Agora me dá licensa que estou trabalhando e vou lá ver a Sandy cantando SouFoda pra melhorar minha produtividade! :D
Alexandre
na aula soh pode mmorpg :P
Exibir mais comentários