Início » Arquivos » Celular » Tecnologia Light Peak vai mesmo ser usada em iPods

Tecnologia Light Peak vai mesmo ser usada em iPods

Avatar Por

Intel Chip Ao publicar o post “Intel cria tecnologia Light Peak; poderá ligar seu iPod ao PC” fiz uma brincadeira com o título. iPods não são dispositivos de grandes capacidades, o máximo que eles atingem é 160GB. Por isso, achei que usar um conector Light Peak nesse tipo de gadget poderia ser comparado a caçar formigas usando uma metralhadora semi-automática. Hoje (26), porém, foi revelado que a brincadeira não é tão surreal assim.

De acordo com uma fonte anônima do blog Engadget, a Apple e Intel vem discutindo a criação de um padrão de transferência com suporte a altas quantidades de dados desde 2007. E o Light Peak é fruto desse debate, que segundo a fonte, envolveu diretamente Steve Jobs, CEO da Apple, e Paul Otellini, CEO da Intel.

A suposta “prova” de que as empresas estão envolvidas foi exibida durante a IDF 09 numa demonstração de um protótipo do padrão, em que um arquivo de vídeo em alta definição foi colocado para tocar ao mesmo tempo que 2GB de dados eram transferidos para um SSHD: tudo através de um cabo Light Peak em um computador rodando Mac OS X. Tratava-se de um Hackintosh, instalação do sistema operacional da Apple em hardware não fabricado pela empresa.

A placa em que o conector Light Peak foi ligado, no entanto, foi feita pela Apple, segundo a fonte porque ela tinha demandas específicas para o padrão. A fonte ainda cita que essa nova tecnologia estará presente na nova linha de Macs que serão lançados na segunda metade do ano que vem. Já os iPods e iPhones usarão uma versão ‘light’ (!) do Light Peak, com menor capacidade de transferência.

Comentários

Envie uma pergunta