A novela atualizações de gadgets com Android poderia muito bem virar realidade em algum canal de TV. Ela já conta com os mocinhos, que são as fabricantes que atualizam seus aparelhos até o máximo que o hardware suporte, e já tem também os bandidos, as empresas que preferem criar um novo aparelho e deixam os antigos mofando com versões antigas. E se a novela fosse verdade, o Galaxy Tab seria mais um a passar por um plot twist.

Assim como dezenas de outros aparelhos de uma dúzia de fabricantes, o Galaxy Tab recebeu uma atualização não-sancionada pela sua empresa criadora. Bastou a Samsung afirmar que o Android 3.0, conhecido como Honeycomb, não apareceria no tablet de 7 polegadas em nenhum momento no futuro para motivar as cabeças desenvolvedoras do conhecido fórum XDA Developers. Mais especificamente o desenvolvedor conhecido como spacemoose1, que criou (e já atualizou!) no final de semana sua versão do Android 3.0 baseada na SDK do sistema para o dito tablet.

Por enquanto a firmware está em estado alpha, então é apenas experimental. Portanto, os aventureiros donos do Galaxy Tab de 7 polegadas que quiserem testá-la fiquem já de sobreaviso que nem tudo (GPS, conectividade 3G e WiFi, dentre outras) está funcionando como deveria. Mas se ainda assim você quiser se arriscar nessa empreitada, aqui está o link para o tópico no fórum em que spacemoose1 detalha as instruções de como realizar tal proeza.

Para te incentivar (ou fazer você desistir de vez), aí embaixo está o vídeo do usuário keyl10 do fórum XDA que conseguiu instalar a criação de spacemoose1 no seu Galaxy Tab vendido pela operadora americana Sprint.


(YouTube)

E boa sorte!

Com informações: Droider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Silva
Ora, mas com HoneyComb você vai ter acesso a uma infinidade de aplicativos feitos para ele, todos os 17
Rafael The Mist
Muita tara trocar um aparelho bom e funcionando bem por um "atualizado" com quase nada funcionando. O usuário final que pensa em fazer isso precisa de ajuda urgente. Em tempo: se o Samsung Tab morreu, joguem fora na lixeira lá de casa, por favor.
Gabriel Bemfica
Então estamos bem: os usuários zFr3ak e Yohshua, também do XDA, estão trabalhando num port do 3.0 para os dois primeiros aparelhos lançados com Android, os HTCs Magic e Dream. Por ora, estão com problemas de funcionalidade praticamente nas mesmas coisas que esses caras do Galaxy Tab. A informação agora é de que eles só estarão 100% capazes para corrigir esses erros quando a OHA liberar o 3.0 no AOSP, creio que seja o mesmo caso para o Galaxy.
Ramon Melo
Não era melhor atualizá-lo para o Gingerbread? O desempenho seria melhor e não ficaria uma coisa tão feia, afinal, o Galaxy Tab é pequeno mesmo.
Caio Furtado
Horrível. Vê-se claro no video o quão lento ficou. Não tem hardware pra aguentar!
Marcel
muito bom!
@andradevini
bom pra ele, hehe, agora falta "soltar o tutorial".
@brunogdb
Sabia que isto acontecer mais cedo ou mais tarde, agora vai ser bem limitado esse sistema nele.
Alexandre
né! olha meu comentario lah embaixo... o android 3 eh pra ser rodado em dual core.
Alexandre
Ao que me consta e lembro, o honeycomb foi feito pra rodar em dispositivos dual core. Por mais que possa funcionar no galaxy tab, nunca vai tirar proveito 100% do honeycomb, vai ficar meia boca... por outro lado, os reviews do galaxy tab nao sao dos melhores, entao qualquer esforço de tentar fazer o bichinho rodar melhor, eh bem vindo. Eu nao duvido que apareça logo logo o galaxy com gingerbread ou outra doideira tipo maemo, webos ou ubuntu (se eh que jah nao apareceu, nao to lembrado)
@tgsampaio
Aqui se fala de tecnologia e, como você já deve ter percebido, no mundo atual "mobile comes first", por mais que tablets não sejam considerados mobile por unanimidade, isso explica o porque do destaque dado a esses temas.
Rogério Magrão
Vergonha isso. hj fiz um post no meu blog sobre isso! ou seja a gigante Samsung abandonar nossos Galaxy Tab e deixar nós usuários com um gadget com menos de 6 meses de vida (no meu caso específico 3 meses) com sua "nota de falecimento" decretada! decepcionado com a Samsung
Jairo
Android... Ipad... Apple... o mundo pequeno e sem assunto..
@tgsampaio
Apenas fazendo um exercício de "advinhologia", eu tenho a impressão de que a Samsung tenta com isso evitar que o primeiro Galaxy Tab seja visto por aí com o Honeycomb e tenha seu desempenho comparado aos demais tablets que rodam aquele sistema. Pelo menos entre os principais deles, todos trazem CPUs dual core, né?