Tecnoblog em números: Chrome foi o navegador mais usado no 1º trimestre

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Vira e mexe tem leitor mandando mensagem aqui para a redação do TB perguntando qual é o sistema mais usado para acessar nossas páginas, ou então qual navegador é líder. Para matar a sua curiosidade — e cumprir uma promessa feita no nosso fórum —, cá estão as nossas estatísticas, que dizem respeito ao primeiro trimestre do ano (1º de janeiro a 31 de março).

Navegador: Chrome leva a melhor

Quando o assunto é navegador, a preferência dos nossos leitores está bastante divida. O Google Chrome levou a vantagem no primeiro trimestre, respondendo por 32,80% das nossas visitas. O Mozilla Firefox aparece em segundo, com 32,68%. Seguem: Internet Explorer (22,66%), Safari (6,13%) e Mozilla Compatible Agent (2,30%).

Como essa é a primeira vez que nós publicamos esses números, eu preciso colocar a situação em perspectiva. No quatro trimestre de 2010, era o Mozilla Firefox quem dominava por aqui. Naquele período, o browser da Mozilla ficou com 34,84% das visitas, enquanto o Chrome era preferência de 29,20% da nossa audiência. Ou seja, esse avanço do Google Chrome sobre o Firefox é fato recente.

Sistema operacional: Windows WIN

Ele é o mais usado do mundo. Ele é o mais usado do Brasil. E ele é o mais usado entre os leitores do TB. O Windows lidera com 83,34% das visitas ao site. O Mac OS aparece em segundo lugar, lá longe, com 5,85% de participação.

Do total de leitores que usa Windows, temos a seguinte configuração: Windows 7 é o sistema mais usando, com 48,51% das visitas no trimestre. O Windows XP aparece em segundo na listagem, com 43,55%, seguido do Windows Vista, com 7,55%.

Quando o assunto é Mac OS, o Snow Leopard leva a melhor: responde por 85,47% do total de visitas feitas a partir do sistema da Apple. O Leopard (10.5) em processadores Intel agrupa 11,97% dos nossos leitores mac users. Por fim, as máquinas com PowerPC mostram que ainda são usadas — mais muito pouco! O Leopard em PPC responde 0,65% das nossas visitas, enquanto o Mac OS 10.4 em PPC tem participação de 0,61%.

Mobile: iPhone lidera

Como você bem sabe, nós lançamos recentemente uma nova interface para dispositivos móveis. O TB Mobile é um tremendo sucesso e motivo de orgulho para todos nós. Aliás, os donos de iPhone também devem estar muito orgulhos de seus respectivos aparelhos, visto que o iPhone responde pelo sistema mais usado entre nossos leitores: 36,96% do total de visitas. O Android aparece em seguida, respondendo por 22,31% das visitas, e com o iPad na sua cola (15,10%). Dado como morto por muita gente, o Symbian reúne 13,29% das nossas visitas provenientes de dispositivos móveis.

Curiosamente, se nós somarmos todos os dispositivos da Apple, a maçã responde sozinha por 60,87% de todas as nossas visitas móveis. Lembra quando Steve Jobs disse, em um de seus keynotes, que a web estaria na palma da mão dos usuários? Aí está a prova disso.

Nota | Os dados apresentados nesse texto são referentes ao primeiro trimestre de 2011, tendo o Google Analytics como fonte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados