Início » Arquivos » Celular » Android é a plataforma que mais cresce em 2011

Android é a plataforma que mais cresce em 2011

Symbian está em 45% dos smartphones brasileiros, segundo do Samsung OS.

Avatar Por

Dados da empresa de pesquisa comScore levantados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011 mostram que o Android foi a única plataforma móvel a ganhar espaço no mercado norte-americano, enquanto todos seus concorrentes perderam terreno ou se mantiveram estáveis.

Os números mostram que o sistema operacional do robozinho teve um boom de 7 pontos percentuais no período, passando de 26% para 33% e se tornou o SO mais usado em smartphones na terra do Uncle Sam. Já a RIM despencou 4,6 p.p., saindo de 33,5% para doloridos 28,9%. A Apple, com seu poderoso iPhone 4, foi a única a se manter virtualmente estável, registrando respectivamente 25% e 25,2%.

Ainda que previsões o coloquem como uma grande potência no mercado dos smartphones até 2015, o Windows Phone 7 minguou 1,3 p.p. do período da pesquisa, caindo de 9% para 7,7%.

Em todo caso, é bom notar que vendas menores não representam necessariamente um desempenho pior nas prateleiras. O estável iPhone, por exemplo, viu suas vendas crescerem de 7,1 milhões de unidades (em todo o mundo) no último trimestre de 2009 para 14,1 milhões de aparelhos no mesmo período do ano passado, crescimento de 91%. Já os aparelhos com Android viram seus números crescerem 1500% durante todo o ano de 2010.

Apesar do crescimento do mercado dos mobile, eles ainda são minoria na fauna conectada à rede. Dados da empresa StatCounter relativos ao mercado norte-americano mostram que os dispositivos móveis eram 5,82% de todos aparelhos conectados à web no último mês de novembro, passando para 6,32% em fevereiro.

Já no Brasil, os mobile são apenas 2,67% dos aparelhos, liderados — olha só — pelos que rodam Symbian, com confortáveis 45% do bolo. Em seguida vêm os misteriosos Samsung OS e Sony Ericsson, com 22,6% e 6,82%. Já os poderosos iPhone e iOS têm apenas 5,49% e 3,83% respectivamente. Curioso que sistemas operacionais desconhecidos têm uma importante fatia do mercado móvel local, com 14,33% de participação.

Com informações: Comscore e StatCounter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@brunogdb
Enquanto o iPhone 4 tiver em falta, ele imperará
Ramon Melo
Já teve um Blackberry para criticar, ou está fazendo isso baseado nos reviews tendenciosos da internet? Os Blackberries são bastante práticos, oferecem funções avançadas de produtividade e possuem uma autonomia de bateria incomparável com qualquer smartphone de outra marca. Não é difícil entender o motivo de tantos usuários satisfeitos.
Ramon Melo
Se não me engano, o MeeGo (abandonado pela Nokia, mas levado adiante pela Intel) aponta justamente nesta direção.
@rsmelo
"Já os poderosos iPhone e iOS têm apenas 5,49% e 3,83% respectivamente." essa parte é isso mesmo? ou um deles era pra ser android, fiquei em duvida nessa parte
Rardgi
"Só" Há!
@nandocordeiro
Não entendi o seguinte trecho: "Já no Brasil, os mobile são apenas 2,67% dos aparelhos" - Os mobile? Você quis dizer smarthphones ou realmente fala sobre celulares em geral? - São 2,67% dos aparelhos? De que aparelhos? Por favor, se possível, reescreva de forma mais clara este trecho. Abraço
Caio Furtado
O mercado do iOS vai sempre continuar estável, e o Android só cresce pelo mesmo motivo de sempre: fragmentação.
@felipevielmo
milagre um tópico que não virou uma guerra entre macfags x androidfags, ficar guerreando pra ver qual smartphone é melhor me lembra a época que eu era criança e quase saia no pau com meus amigos que tinham megadrive
Gabriel Bemfica
Sistemas operacionais desconhecidos = MPChinas. Agora que tão lançando aparelhos desses com 3G e WiFi, a participação tende a crescer, mesmo.
celso
No Brasil, o que vale é o preço, se for barato, vende. por isto que Symbian, Samsung e Sony lideram. Para os meros mortais não importa qual o SO existente, importa o preço.
Rafael The Mist
Também faço parte dos felizes usuários de Symbian. Aguardo um WP7 ou Android que atenda minhas necessidades e tenha um bom preço.
@AntonioVeras
Pra você ver a minha paixão pelo WP7.
e.ricardo
vamos ver o que vai acontecer no inicio do ano que vem !
Alexandre
o android eh rei porque eh livre, fragmentado e pelo 3 gigantes do ramo adotaram-no. O wp7 tende a ficar soh na nokia, e os que adotaram poderao deixar de adota-lo por ciumes da nokia...
Alexandre
Vai demorar hein? wp7 soh em 2012 e android em nokia, soh dia 31 de fevereiro de 2012
Exibir mais comentários