Foi lançado ontem o primeiro Beta do Ubuntu 11.04, e ao que tudo indica pelas novidades no lançamento, a Canonical resolveu fazer de 2011 o ano das mudanças drásticas. Se você pensa que a maior mudança está no uso do Unity, prepare-se para muitas surpresas.

O lançador do lado esquerdo, por exemplo, está cheio de novidades. Ao clicar com o botão direito do mouse você tem acesso à funções especiais para cada programa. Cada ícone agora pode mostrar pequenas mensagens e barras de progresso, além de outras coisas. No Evolution, por exemplo, é possível ver quantos emails não-lidos você tem na caixa de entrada.

Além disso, o recurso de arrastar e soltar arquivos agora é inteligente. Arraste um arquivo de áudio (por exemplo) para o lançador, e somente os programas capazes de abrir esse arquivo ficarão habilitados. Além disso, o lançador fica escondido tão logo uma janela o “toque” ou fique maximizada, garantindo que o máximo da tela seja utilizada. Um programa precisa chamar a sua atenção (por exemplo, uma mensagem nova ou um download que chegou ao fim)? Apenas o ícone do programa será exibido, e ele vai “tremer” para chamar sua atenção.

O vídeo abaixo mostra algumas dessas funções. Perceba que tudo roda absurdamente rápido. Será que em computadores menos velozes será assim?

Além disso, o Beta já traz a última versão do Firefox 4 e do LibreOffice, além de um Centro de Programas revisado. O download pode ser feito na página do Ubuntu e, como sempre, não custa lembrar que essa é uma versão que possui vários bugs e portanto não deve ser instalado em ambientes de produção.

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
Isso é apenas tendência e não puro plágio, até os navegadores estão seguindo a onda do quadradão do chrome não? Segundo eu vi no vídeo eles melhoraram muito o unity a ponto até dele ser utilizável! =) Vou baixar e fazer um best driver =D
Mario
Fico triste quando leio algo do tipo: Lixux? To fora… se fosse bom, nao seria gratis… Ora, ora, e o que é de graça afinal? Nada. O conhecimento exige muitas horas de pesquisa e muito tempo de dedicação. O valor do conhecimento está em sua aplicação prática. Nada é de graça, nem a dedicação das pessoas que disponibilizam seu tempo para desenvolverem sistemas alternativos eficientes e seguros. Elas o fazem porque o desafio é o combustível da mente. Os preguiçosos não conseguem ficar frente a frente com algo que os desafiem. Hoje, o linux está cada vez mais acessível e fácil de mexer e isso não foi de graça, foi com muito esforço e dedicação.
Luiz
Cada um tem suas preferências pessoais, mas todos estamos mergulhados dentro da escuridão. A escuridão torna possível a existência de todas as cores e do próprio universo. Só na escuridão o cosmos mostra todo o seu brilho e, mesmo assim, a expansão contínua do cosmos sequer deu um passo sobre o vasto que escuridão pode conter. Comparar Windows com Linux;Linux com Mac e Mac com outros sistemas não daremos passo algum. O windows foi o primeiro e, talvez por este motivo, seja o mais popular de todos os sistemas, mas o linux, o Mac são outras alternativas. Eu, por exemplo, substituirei o windows 7 pelo Ubuntu 10.10. E assim que sair a a versão do ubuntu 11.04 atualizo. Eu,não sinto nenhuma falta do windows ,(mas acho que é um bom sistema). O problema é que não tenho simpatia e nem confiança nele. Cada um usa algo de acordo com suas necessidades, conhecimentos e afinidades.
morcegon
Valeu cara, vou ver isso em casa.
@edvansilva
eu também achava que nunca ia conseguir trocar o windows pelo Linux, mas com o tempo fui me acostumando a usa-lo e modifica-lo a minha maneira, e hoje digo com certeza que não troco ele pelo Windows, digo isso por que não sou muito viciado em jogos e o Linux supri todas as minhas necessidades quanto ao resto, para mim hoje o ubuntu é melhor sistema operacional por causa da segurança, facilidade, praticidade e também sua customização.
Guilherme Mac
Pode ser grátis pq tem um modelo de negócio diferente. Não seja desinformado ou infantil. Aproveite pra ler. Tem falando sobre isso: http://sinapseslivres.com.br/2010/11/mitos-sobre-linux/
@EmanuelSchott
Engraçado né? O Firefox, navegador de código aberto que vc está usando é de graça, ele é ruim pra cacete neh??
Joao Pedrinho
Lixux? To fora... se fosse bom, nao seria gratis...
@fmaranda
Eu também tive esses erros, pra corrigir, muda o servidor dos repositórios de Brasil para Principal, ele vai encontrar os arquivos e vai atualizar normalmente. Não lembro direito onde era, mas vai no Gerenciador Synaptic -> editar -> opções ou ferramentas -> opções e você vai o servidor.
@zabotta
pensei o mesmo que você, uma fusão bem explícita de dois SO's proprietários criticados desde sempre, na sua máquina, sobre a GPL, por quê não?
@AntonioVeras
O windows já copiou coisas demais de outros SO's. Por que o inverso não pode ocorrer?
@AntonioVeras
Em dual boot não há do que se arrepender.
@EmanuelSchott
"se eu fizer um download de um arquivo no Linux será que vou abrir o mesmo no Windows?" R: Sim. Vc não consegue baixar arquivos pelo Windows e o celular consegue rodar (sistema totalmente diferente do Windows)? "É complicado… aida tem que se instalar um programinha que outro para rodar programas favoritos que rodam perfeitamento no Windows.. " R: Sim, tem o Wine pra rodar programas nativos do Janelas, mas grande parte dos programas do Windows possuem versões nativas para Linux (Firefox, Chrome, Vlc, Nero, só pra citar alguns). Alem disso, outros possuem alternativas tão boas qnt as "originais" (Inkscape (Corel Draw), Gimp (Photoshop), K3B (Nero), LibreOffice (Office)...). O Linux ainda é pobre qnd se trata de Games ou programas mais especificos, como AutoCad (como sou estudante de Engenharia, sinto falta disso). "masi uns comando que não me recordo para que o mesmo reconheça as partições do Windos já previamente instaladas" R: Isso ja é coisa do passado. Os Linux's atuais conseguem ler e gravar em qlq partição Windows ou Mac sem complicação alguma. O contrario não é vdd, o Windows só consegue ler Fat ou Ntfs. "o cd ou dvd do window é so enfiar gabinete abaixo que ele sai instalando.. " O Ubuntu é mais simples ainda, até o layout do teclado ele reconhece, alem de 99% dos drivers serem instalados automaticamente.
KARKAMANO777
É verdade, eu nunca usei assim dirto o linux pois tem uma série de questões, do tipo... se eu fizer um download de um arquivo no Linux será que vou abrir o mesmo no Windows? E roda-lo também? É complicado... aida tem que se instalar um programinha que outro para rodar programas favoritos que rodam perfeitamento no Windows.. por ex... eu já testei o Mandriva Powerpack muito show mas tem que se instalar o tal Wine... e masi uns comando que não me recordo para que o mesmo reconheça as partições do Windos já previamente instaladas...bom é tudo o que eu acho gente! Mas vou baixar essa distro do Ubuntu e quem sabe... o cd ou dvd do window é so enfiar gabinete abaixo que ele sai instalando.. o Mandriva 2010.2 também já esta bem afincado no que diz a esse respeito. Boa noite e obrigado!
Renan Andrade
Nao consegui atualizar, dá erro pra encontrar alguns arquivos pro download, estou tentando atualizar da 10 pra 11
Exibir mais comentários