Quando a Microsoft apresentou as novas funcionalidades do Internet Explorer 9, em meados de março, os Sites Fixados foram os que mais me chamaram a atenção. Parecem ser uma forma prática de criar recursos exclusivos para quem usar o IE9. Nessa sexta-feira, a mesma MS anunciou que o Hotmail passa a exibir o número de novas mensagens no seu ícone na barra de tarefas.

A promessa dessa funcionalidade já havia sido feita durante o evento de lançamento do Internet Explorer, que aconteceu em São Paulo. Sites de notícias e de compras implementaram recursos especiais no navegador com relativa facilidade — ao menos foi isso o que o pessoal do R7 e do Buscapé, entre outros, falaram aos jornalistas. Agora chegou a vez da própria Microsoft dar fôlego aos Sites Fixados, usando seu principal serviço para isso.

Hotmail exibe número de mensagens não lidas no Windows 7 (imagem: divulgação/Microsoft)

O funcionamento da coisa é muito simples. Ao abrir o Hotmail, o usuário deve clicar no ícone do serviço que aparece na barra de endereços do browser. Em seguida, é só arrastá-lo para a barra de tarefas, onde você quer que o acesso exclusivo ao Hotmail seja criado. Com o ícone devidamente posicionado, um contador será apresentado com as mensagens que ainda precisam ser lidas.

Embora o recurso esteja disponível a partir de hoje, não é para todo mundo. Eu fiz o teste aqui na minha máquina e, por enquanto, nem sinal da notificação do Hotmail.

Eu entrei em contato com a assessoria de imprensa da Microsoft Brasil para saber quando esse recurso estará disponível por aqui. Eles me informaram que estão “trabalhando para que toda nossa base de usuários recebera as atualizaçõs desta feature do IE9, o mais rápido possível”.

Atualização às 15h06 | Adição de mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
NADA HAVER! O recurso em teste do GMail é para mostrar no icone da tab com o Gmail aberto! Não ter check email com ele fechado na barra de tarefas! Esse recurso ai é meio que inspirado nos icones do iOS.
Fer
Do jeito que a Google adora copiar essas features, não duvido nada que logo ele tenha! ¬¬
Caio Alexandre
Jogada de mestre da Microsoft usar os sites fixos do IE com um contador de mensagens do Hotmail.
Caio Furtado
Ae MS, só acertando ultimamente...
Caio Furtado
Not this time, fella.
Caio Furtado
Dá pra ativar no Favicon do Chrome...
Márcio Gomes
Como disse o cara ai de cima, ponto pra Microsoft :D
@andradevini
a microsoft saiu "um nariz" na frente da google nessa. Mas, a essa hora os devs da google já fizeram algo igual para o novo chrome =]
Ramon Melo
1º de abril, né?
Rayson
aqui funcionou... a versão do windows aí é a ultimate?
Paulo Freitas
Exemplificando melhor: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/tab-badge/
Paulo Freitas
Pra quem usa App Tabs no Firefox 4, tem extensões que indicam o número de mensagens não lidas. Algumas funcionam para vários sites, incluindo Twitter, Facebook, etc. Uma das mais genéricas se chama Tab Badge, a que eu uso. Funciona para qualquer site que coloque algum número entre parênteses/colchetes/whatever na barra de títulos.
Alexandre
Apesar de nao usar o hotmail, vou continuar a nao usa-lo, e o ie9 tb.
Gilmar Machado
Respeito, mas sejamos francos: o Hotmail implementou um recurso que já existe no Gmail (tá, ainda em fase de testes) e que funciona em mais de um navegador.
Alexandre
tem a notificacao na area de trabalho no crhome[2]
Exibir mais comentários