Início » Arquivos » Celular » Nokia libera resto do código-fonte do Symbian

Nokia libera resto do código-fonte do Symbian

Avatar Por

Há algum tempo a Nokia começou a liberar código-fonte do seu sistema operacional mais usado até agora, o Symbian. O início da publicação do código começou em meados do ano passado, mas em dezembro a Nokia restringiu o acesso a ele com o fechamento da Fundação Symbian. Com o acordo recente com a Microsoft, não fazia mesmo muito sentido ela não terminar de publicar o código. E isso aconteceu hoje, com a reabertura do site para acesso completo e a publicação do Symbian^3.

Nokia N8 com Symbian^3

Quem quiser acesso ao código, no entanto, precisa se registrar no site. Mas diferente de como aconteceu em dezembro, não vai ser necessário pedir para acessar os dados. O próximo passo, de acordo com o líder de open-source da fabricante, é publicar a documentação do sistema e também algumas ferramentas de uso, algo que deve acontecer ao longo das próximas semanas.

Apesar da publicação do código, não acho que isso vai causar alguma mudança significativa no sistema. Isso pode, em uma possibilidade muito remota, garantir uma sobrevida dele um pouco além do lançamento de smartphones com o Windows Phone 7, mas não só se algum desenvolvedor criar algo muito inovador com ele. E como a maioria dos desenvolvedores para Symbian está na Nokia, essa possibilidade é mesmo bastante remota.

Interessado em fuçar o código ou colaborar com alguma coisa? Essa página tem tudo o que você precisa. Mãos à obra e boa sorte (você vai precisar).

Com informações: Electronista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Pobre Nokia...
John
"Apesar da publicação do código, não acho que isso vai causar alguma mudança significativa no sistema." Duvido seriamente que não vá. Hoje existem inúmeras firmwares modificadas por fãs, que são personalizadas e otimizadas nas mais diversas maneiras possíveis. Já portaram, por exemplo, a firmware do C6 para o 5800. Imagino o que poderão fazer tendo acesso não só ao código fonte mas também às ferramentas oficiais.
@richardmaguiar
Eu uso Symbian desde o N-Gage, tenho ele até hj. Agora estou com o N900 q roda Maemo 5. Sempre achei que a nokia deveria ter lançado o N-Gage 2 com tela maior e camera. Realmente agora o Symbian esta pra traz, mas quem sabe alguem melhora o codigo pra deixar ele como o Android ou o iOS.
Bruno Silva
É o começo do fim
@andradevini
o symbian é a segunda divisão dos OS, competindo "pau-a-pau" com o touch wiz e o sistema da LG. Ao menos, descontinuado do jeito que está...
Guilherme'
Eu tendo um sistema symbian, eu consigo compilar e instalar no meu celular? (e.q. tenho o S60v5, consigo colocar um S^3?)
Bruno Silva
Normalmente quando isso acontece o produto morre.
Turdin
E pior que parece não ser primeiro de abril O.o
@brunogdb
Se puder fazer, seria bom
Rafael Paes
Eu já acho que o Symbian vai sobreviver por causa de aparelhos mais modestos.
Alexandre
O fato de abrirem o codigo aos desenvolvedore nao poderia dar um novo ar ao symbiam?
Bruno Vane
Symbian era um sistema muito bom quando peguei meu N95 (tenho até hoje e ainda uso!), tirava muita onda da cara do povo com Motorola e afins... Hoje em dia migrei pra Android, não sei como anda o Symbian, mas andei lendo que a Nokia não iria abandoná-lo, pois acredita que os consumidores não ligam pro OS, desde que tenha os aplicativos que elas querem.
@malabisabe
R.I.P Symbian
Guilherme
primeiro de abril né?