Início / Arquivos / Celular /

Nokia libera resto do código-fonte do Symbian

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Há algum tempo a Nokia começou a liberar código-fonte do seu sistema operacional mais usado até agora, o Symbian. O início da publicação do código começou em meados do ano passado, mas em dezembro a Nokia restringiu o acesso a ele com o fechamento da Fundação Symbian. Com o acordo recente com a Microsoft, não fazia mesmo muito sentido ela não terminar de publicar o código. E isso aconteceu hoje, com a reabertura do site para acesso completo e a publicação do Symbian^3.

Nokia N8 com Symbian^3

Quem quiser acesso ao código, no entanto, precisa se registrar no site. Mas diferente de como aconteceu em dezembro, não vai ser necessário pedir para acessar os dados. O próximo passo, de acordo com o líder de open-source da fabricante, é publicar a documentação do sistema e também algumas ferramentas de uso, algo que deve acontecer ao longo das próximas semanas.

Apesar da publicação do código, não acho que isso vai causar alguma mudança significativa no sistema. Isso pode, em uma possibilidade muito remota, garantir uma sobrevida dele um pouco além do lançamento de smartphones com o Windows Phone 7, mas não só se algum desenvolvedor criar algo muito inovador com ele. E como a maioria dos desenvolvedores para Symbian está na Nokia, essa possibilidade é mesmo bastante remota.

Interessado em fuçar o código ou colaborar com alguma coisa? Essa página tem tudo o que você precisa. Mãos à obra e boa sorte (você vai precisar).

Com informações: Electronista.