Início » Arquivos » Curiosidades » Uma imagem 360º que vale 40 Gigapixels

Uma imagem 360º que vale 40 Gigapixels

Quase 3 mil fotos foram usadas para montar esse mosaico em 360 graus.

Por

Alguns projetos baseados na web são tão bem feitos que merecem que nós passemos alguns minutos contemplando. Nesse artigo, a minha recomendação é que você clique nesse link e vá diretamente para o site 360Cities, conhecer uma biblioteca na República Checa.

Essa biblioteca não tem nada de excepcional, a não ser o fato de ter sido construída lá no século 18. Além disso, o acesso a ela é superrestrito por conta das raridades literários que descansam nessas prateleiras. Felizmente, o fotógrafo Jeffrey Martin pegou a sua Canon 550D, viajou até a República Checa e fez fotos, muitas fotos. Mais precisamente, 2.947 fotos.

Para bater tantas fotos, o fotógrafo quase não precisou apertar o clique da câmera. É que um aplicativo especial movimenta a câmera e faz as fotos em todos os ângulos, para chegarmos a uma cobertura de 360º. Depois disso, outro aplicativo especial faz a junção de todas as imagens, e aí sim nós temos um verdadeiro show da tecnologia de processamento de imagens.

Os detalhes da biblioteca podem ser observados nos menores detalhes porque essa é possivelmente a maior imagem em 360º do mundo. São 40 Gigapixels para compor a imagem e ainda nos dar a oportunidade de aproximação tão grande que dá para ler os títulos nas lombadas.

Uma imagem de 280.000×140.000 pixels não é algo que a gente vê todos os dias. Então eu te convido: faça esse passeio pelos livros, ainda que de forma virtual. É um belo encontro da informática com a leitura.