A pior coisa de ter milhares de programas disponíveis para instalação em poucos cliques é ter que esperar o download e instalação do programa, só para descobrir depois de alguns minutos que o programa não faz tudo o que você precisa. Pensando nisso, a Canonical trará com o Ubuntu 11.04 a opção de testar aplicativos sem nem mesmo instalá-los no sistema.

Com essa novidade, você não vai mais precisar instalar centenas de pacotes apenas para testar um aplicativo, e nem mesmo passar por todo o processo de desinstalação por não ter gostado dele. Muito embora esse processo hoje em dia seja bem simples, a instalação e remoção costumam ser demoradas, e pode desencorajar o usuário a instalar um aplicativo.

Assim, agora a Central de Software do Ubuntu trará um botão extra na descrição dos programas. Ao clicar nele, será possível testar o programa sem precisar instalar nada na sua máquina!

A tecnologia por trás do sistema de “test drive” (como vem sendo chamado até agora) é simples: usando o protocolo NX e com o Weblive, você poderá executar o programa em um servidor remoto, oferecido pela própria Canonical. Gostou? Encerra o test drive e finalmente clica em Instalar.

O vídeo abaixo mostra a funcionalidade em ação. Perceba que apesar do programa estar rodando em um servidor remoto, não há grandes perdas de performance durante o test drive. Mas, como sempre, conexões mais lentas podem sofrer durante o teste…


(YouTube)

Por enquanto, apenas os programas listados no Top 30 da Central de Software estão disponíveis para testes, e você precisa estar usando os releases alpha do Ubuntu 11.04. Com certeza, até o lançamento oficial em abril teremos outros programas disponíveis na lista. 🙂

Com informações: Download Squad

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados