Aplicativo NFL Mobile | Clique para ampliar

A variedade de aplicativos no Android Market, assim como qualquer outra loja de aplicativos, é bem diversa. Alguns deles, no entanto, capturam dados de usuários que muitas vezes não sabem que eles estão sendo enviados para uma agência de propagandas ou coisa do tipo. Paraaqueles que não querem ter seus dados capturados ou repassados ou para os malucos por privacidade, um desenvolvedor criou e publicou um aplicativo chamado Privacy Blocker.

Para despistar esses capturadores de dados, o aplicativo trabalha de maneira incrível. Ao ser instalado, ele permite que o usuário do celular selecione um aplicativo instalado e então escaneia os tipo de dados tal aplicativo está enviando, como número de telefone, nome, endereço de e-mail e outras coisas. Se o programa estiver enviando dados assim, o programa então decompila por completo o aplicativo, encontra a parte do código-fonte onde ele faz a requisição do dado, insere um dado aleatório e recompila o código inteiro.

Se ele captura seu telefone, por exemplo, o Privacy Blocker troca essa parte por algo como 5544332211 antes de recompilar o programa. E por ter que fazer essa recompilação ele faz uso intensivo do processador, então instalar esse aplicativo pode ser um dreno de bateria. Mas se você valoriza sua privacidade acima de tudo, isso é um preço pequeno a pagar.

O preço do aplicativo também é pequeno: US$ 1,99, ao menos enquanto durar a promoção (o desenvolvedor não diz até quando). Também há uma versão gratuita do programa na loja, mas ela só tem a funcionalidade de encontrar os dados que estão sendo capturados, não insere nenhum outro.

Com informações: BoingBoing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

champiogn
Muito bom o app, esses aplicativos de bloqueio e essencial, para os desprevenidos.
Rardgi
Quem garante que não? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Guilherme Carlos
(10^8 * 10^7 * 10^6 * 10^5 * 10^4 * 10^3 * 10^2 * 10^1) Alguma coisa nessa ordem :D
Ramon Melo
Aí é que você se engana! Mesmo que você proteja seus dados muito bem, é possível obter informações pessoais somente a partir de modelos estatísticos e análises de padrões. Sem falar que aqueles aplicativos têm acesso a coisas demais. Talvez eu que seja paranoico, mas até para logar no TB pelo Twitter, bate uma certa preocupação com que tratamento minhas informações receberão.
Caio Furtado
Excelente app, já comprei e estou amando.
@mosblenarufa
Qual a probabilidade do numero gerado aleatoriamente ser o numero real? #curiosidade
@brunogdb
Meu iPhone teve invejinha agora... eu também. Mas quem disse que meu iPhone foi invadido ou deu brecha para isso? Até agora não achei nada para isso, por enquanto.
e.ricardo
interessante ! =) o tenso é a bateria que ele deve comer ! mas tudo pela segurança !
Alexandre
Interessante a forma que esse app funciona. Ele faz uma desinformação, coisa muito comum no.mundo da espionagem
Vinícius Andrade
hê hê...
Jairo
Quem garante que esse aplicativo faça o que promete ?
fatecano
Achei que seria necessário o root, mas não achei nada especificando isso. Quanto ao uso da bateria, se ele recompila o aplicativo, então não vejo sentido em se preocupar tanto com ela. Afinal, ele resolveria o problema de uma vez por todas nos aplicativos que já estão instalados. Ou não? Pergunto isso porque não sou da área de informática, sou apenas usuário! Vou testar a versão gratuita por enquanto, mas acho que irei comprá-lo sim. O preço está bom! ;)
Rafael The Mist
Eu pagaria apenas para o Windows. O resto, quem quiser ver mão vai achar muita coisa. :P
Turdin
Não vejo ironia, google é um com um histórico de captura de dados enorme.
Ramon Melo
Esse sim é um aplicativo sensacional! Eu pagaria um BOM dinheiro se inventassem algo semelhante para o Twitter, Facebook e Windows!
Exibir mais comentários