Ter uma loja é muito bom. Quanto mais você vender, melhor ainda. E se a loja é virtual com itens praticamente infinitos, então o céu o limite. Seguindo uma ideia inicialmente apresentada pela Apple, o Google confirmou que vai oferecer vendas de itens avulsos dentro de aplicativos para Android já na próxima semana.

Primeiro, uma convocação aos desenvolvedores. A equipe responsável pelo Google Android pede que os donos de aplicativos comecem a implementar e testar as compras In-App o quanto antes, para o grande lançamento na semana que vem (a data exata não foi informada).

Esses desenvolvedores devem enviar os aplicativos para o Android Developer Console, sem esquecer de criar uma catálogo com os itens In-App que poderão ser comprados pelos usuários. Além disso, será preciso definir os preços dos itens, que poderão ser diferenciados dependendo da unidade monetária e do país do usuário.

Por enquanto, os aplicativos com recursos In-App não serão publicados no Android Market. Os testes serão realizados com e-mails cadastrados especificamente para esse fim, mas os apps permanecerão em modo de rascunho.

Site do Android Market permitirá comprar itens avulsos (imagem: divulgação)

O modelo de partilha de grana adotado pelo Google é similar ao da Apple: o desenvolvedor fica com 70% do preço cheio do aplicativo, enquanto o Google abocanha 30%. Acabou que, por conta da empresa da maçã, a estratégia 70/30 vingou na indústria mobile, e parece que vai continuar assim por um bom tempo.

As compras In-App poderão ser feitas tanto no smartphone, onde haverá uma tela de compras especificamente para esse fim, como no site do Android Market. Caso a compra seja feita pelo site, o esquema é o mesmo para aplicativos normais: o Market aciona o download diretamente no aparelho do usuário. Prático, não?

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados