Início » Arquivos » Brasil » GVT conta o que deu errado para Twitter sair do ar

GVT conta o que deu errado para Twitter sair do ar

Operadora planeja construir rede de tráfego internacional própria.

Avatar Por

Como você bem sabe, o Twitter ficou inacessível para clientes da GVT e da NET Virtua desde o final da noite de quarta-feira (23.03) até a manhã dessa quinta. Assinantes que tentavam acessar o serviço de microblog eram impedidos, por um motivo até então inexplicado. Pois bem, a GVT respondeu a algumas perguntas feitas por mim sobre o funcionamento de sua banda larga.

De acordo com a operadora, o tráfego de dados entre terminais brasileiros e servidores estrangeiros é feito por empresas especializadas nisso. “Como existem websites hospedados em diferentes partes do mundo, estas redes internacionais são utilizadas também para trafegar informações e permitir que usuários de internet do Brasil, por exemplo, consigam acessar e navegar por estes sites hospedados em outros países”. O problema aconteceu justamente com uma dessas redes, que presta serviço para a companhia.

Baleia que nada, o problema foi na rede de tráfego internacional

“A falha foi registrada na rede principal utilizada para o tráfego de informações entre os computadores dos clientes e os servidores do Twitter, localizados em diferentes países”. Uma vez que o problema foi detectado, os técnicos da GVT fizeram ajustes para que o tráfego de dados fosse desviado dessa rede internacional para uma rede secundária.

Mesmo depois de muita insistência da intrépida equipe do TB, a GVT prefere não revelar qual é a empresa que presta esse serviço de tráfego internacional por se tratar de uma questão interna. Temos nossas suspeitas, mas nada foi confirmado até agora.

Pelo que a GVT nos conta, há um sistema de gerência de rede que acompanha o funcionamento junto aos clientes em tempo real, de modo a saberem exatamente o momento em que há uma queda na banda larga da rede. No episódio de ontem, não houve interrupção no serviço de banda larga, então também não ocorreu qualquer tipo de alerta na central de operações da companhia. Eles só tomaram conhecimento da falta de acesso ao Twitter depois de “ligações para a área de atendimento ao cliente e comentários em redes sociais que foram identificados no início da manhã desta quinta-feira”.

É bom lembrar que esses comentários foram publicados já por volta das 21h de quarta-feira. O nosso perfil no Facebook levantou o alerta às 21h24, com sucessivas confirmações de que o Twitter estava fora do ar em seguida. Ainda assim, a companhia levou pelo menos 12 horas para perceber e trabalhar numa solução para a falha. Esse é um ponto criticável da maneira como a GVT agiu.

Uma vez que o problema estava constatado, o setor de operações foi acionado e identificou uma “falha pontual de configuração da rede à frente da GVT”, justamente a responsável pelo tráfego internacional. “O desvio de rota é complexo o e pode ser afetado pela capacidade disponibilizada pelo fornecedor da redundância que, muitas vezes, é outra operadora”, afirma a empresa. Daí a demora para agir.

Questionada sobre a falta de redundância frente a uma falha que abre precedentes nada agradáveis, a GVT esclarece que o contrato com os prestadores de serviços de rede são confidenciais e que não pode dar detalhes. De acordo com a empresa, o dono da infraestrutura internacional não importa, e reconhece que “a responsabilidade com o cliente é da GVT”. Para evitar problemas futuros, a empresa promete uma ampla análise do que aconteceu, que será seguida de um plano de ação com objetivo de coibir novas ocorrências.

Em meio a um relato de uma situação desagradável, uma boa notícia. A empresa revelou ao TB que pretende construir uma rede própria para tráfego internacional, assim como já tem para tráfego em território nacional. Nada mais justo, ainda mais sabendo que a empresa tem planos de investir R$ 1,8 bilhão somente nesse ano.

Procurada por essa reportagem, a equipe de comunicação do Oi Velox pareceu desconhecer qualquer problema referente ao Twitter. De fato, quase nenhum leitor do TB que usa os serviços do Velox reclamou do microblog.

A NET Virtua enviou comunicado durante a tarde no qual afirma que o acesso ao Twitter havia sido restaurado. Até a publicação desse texto, a operadora não havia respondido os nossos questionamentos pontuais sobre a falha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Mazetto
Uma empresa que depende de internet pra funcionar, pode muito bem contratar os serviços de 2 fornecedores diferentes, para, caso houver um problema de conexão, não perder dinheiro.
Gabriel Bemfica
Não é a primeira vez que isso acontece. No fim de maio, o acesso a quaisquer serviços da Google (incluindo sites que usavam alguma coisa da Google, como widgets, etc) ficou impossibilitado. Não deram maiores satisfações a ninguém.
Caio Furtado
Aqui nem deu problema...
broonu
Minha cara... quem "trabalha" com Internet deve ter um plano "B". Assim como a Telecom precisa ter outra rota em caso de falha da principal, a empresa que depende das interwebs precisa de um link redundante. Não entendo como uma falha em um link internacional de uma telecom de primeira linha como a GVT é tratada como "usuários ficam sem twitter".
broonu
Uma empresa de publicidade que dependa apenas do twitter está fadada ao fracasso, assim como uma operadora de telecom que dependa da troca de tráfego internacional de apenas outra.
broonu
No mundo do Morais, "tuitar" é tão importante quanto comer.
@nunesinc
Olha...só digo uma coisa. A GVT tem ótimos feedbacks, vocês tem que usar operadoras ruins para aprenderem a reclamar menos...
patricia tito
JÁ USE VELOX E VIA-RÁDIO E VAI FAZER UM ANO TENHO NET VIRTUA,E NÃO TENHO PROBLEMAS, A CONEXÃO É ESTÁVEL. SEMPRE RECEBI UM ÓTIMO ATENDIMENTO, TANTO TELEFÔNICO, COMO ATENDIMENTO EM CASA, TÉCNICOS MAIS PROFISSIONAIS IMPOSSÍVEL.JÁ A OI, TODAS AS VEZES QUE ENTREI EM CONTATO FOI UMA LONGA ESPERA,ISSO QUANDO A LIGAÇÃO NÃO CAI, AS ATENDENTES TEM UMA MÁ VONTADE, UMA DIFICULDADE EM AJUDAR, NUNCA SABEM DE NADA, TUDO DEMORA. ESSA GVT TAMBÉM JÁ ENTROU PRA LISTA DO PROCON, PROBLEMAS COM TELEFÔNIA,AQUI NO RIO ATÉ AGORA SÓ VIRÁ ATÉ O MÉIER, DEPOIS DO MÉIER PARECE QUE NÃO MORA NINGUÉM, VAI CONTINUAR OS MILHARES DE GATOS ESPALHADOS POR AI, E A OI E A NET NA FRENTE AQUI NA ZONA OESTE. CHEGO A CONCLUSÃO QUE INTERNET ACIMA DE TUDO É PURA SORTE, NÃO DEVERIA SER,MAIS É. O QUE É RUIM PRA UNS É MUITO BOM PRA OUTROS. VIVA A INTERNET! ANTES DE TERMINAR CONCORDO COM O ARTHUR ESSE TAL DE TWITTER SERVE PRA QUE? SEGUIR PRA QUE? PARDAL QUE ACOMPANHA MORCEGO DORME DE CABEÇA PRA BAIXO.
@flarub
Twitter fora nesse momento... sera novo problema na GVT ou é geral ?
Tiago
No mundo do Morais nunca se precisa esperar por nada.
Matheus Wichman
Um Twitter saindo do ar aqui ou ali, não faz diferença a GVT continua sendo a minha operadora preferida.
Diego Rocha
Acredito que sim, mas vale a pena perguntar, o TB colocou no Facebook, mas entrou em contato com a GVT? Se eles não foram informados não tem como adivinhar!! Só iriam ficar sabendo se o admin da rede de plantão fosse twittar e não conseguisse. A medida que o volume de reclamações vai ficando grande ela vai subindo, mas isso leva tempo, do sup nivel 1, pro nivel 2, é rápido, mas até o adm de redes internacionais tem muita gente ai no meio.
EDI LOPES
vc deve ser daqueles que so usam orkut e msn e nao sabe como tirar proveito do twitter
EDI LOPES
corecao: A MELHOR
Thiago Sabaia
rsrsrssrrsrsrsrsrs
Exibir mais comentários