Donos de computadores com arquitetura 64-bits sempre sofrem com a falta de programas compatíveis com a arquitetura, e no Linux não é diferente. Felizmente, usuários de Ubuntu poderão resolver esse problema a partir da versão 11.04, usando uma solução que já existia no Debian: o multiarch!

Uma arquitetura para a todos governar

O anúncio veio de Steve Langasek, gerente de lançamentos do Ubuntu, que afirmou que agora será possível instalar pacotes de bibliotecas de diferentes arquiteturas no Ubuntu, usando o multiarch, sistema desenvolvido inicialmente para o Debian. Na prática, isso significa que se você tem o Ubuntu amd64 instalado, mas precisa de uma biblioteca disponível apenas para a versão do i386 do sistema, só precisa rodar o apt-get com alguns parâmetros a mais:

sudo apt-get install flashplugin-installer:i386

É preciso o “i386” no final pela arquitetura que você quer que seja instalado o pacote. Obviamente, usuários que odeiam ou tem medo do terminal podem ficar tranquilos, é alta a possibilidade do instalador gráfico também trazer essa possibilidade.

E qual a vantagem, no final das contas? Com essa possibilidade gerada pelo multiarch seria simples remover várias bibliotecas voltadas para amd64 e deixar somente as compatíveis com o i386. Assim, ao invés de ficar procurando pacotes compatíveis ou tentar fazer mágica com arquivos de configuração, você só precisa instalar o pacote padrão. Ou seja, menor necessidade de manutenção, menos bugs, menos confusão na hora de instalar pacotes, a paz mundial, e muito mais.

O Ubuntu 11.04 deve ser lançado oficialmente no dia 28/04. Até lá, com certeza teremos outras novidades. 🙂

Com informações: Softpedia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados