gfail1 Todo serviço web com grande número de usuários tem, mais cedo ou mais tarde, momentos de interrupção do serviço. Mas quando o Gmail sai do ar, aí parece o prenúncio do fim dos tempos! E foi o que aconteceu hoje. O Gmail caiu novamente, pela segunda vez no mês, e todos foram ao “desespero” outra vez.

Nos Trending Topics do Twitter, a lista de termos mais citados no micro-blog, lá estava o Gmail. Li um dos usuários do serviço, @jabayone, dizer algo que parece resumir a dependência das pessoas pelo e-mail do Google:

O Gmail estar temporariamente fora do ar é a coisa mais devastadora a me acontecer desde a última vez que o Gmail esteve temporariamente fora do ar.”

Ele se refere à mais recente falha do Gmail, também conhecida como GFail. Ela foi, certamente, mais “traumática” que a de hoje, que ocorreu, de modo geral, durante o horário de almoço, em oposição à anterior, que ocorreu em pleno horário comercial brasileiro, por volta das 17h.

A falha de hoje, segundo o Google, afetou apenas um “pequeno subconjunto de usuários”. Bem, mesmo um pequeno subconjunto parece ser ainda bastante gente, como se pode ver no Twitter e até mesmo nos destaques de notícias do próprio Google.

O serviço esteve fora do ar a partir de aproximadamente 11h30, horário de Brasília. A experiência variou entre os usuários, mas o que se notava é que a maioria conseguiu acessar o serviço pouco tempo depois, mas permanecia sem acesso aos seus contatos. O Google até divulgou uma gambiarra acoxambração solução paliativa para que se pudesse acessar os contatos, que seria o uso do site www.google.com/contacts.

Por volta das 14h, aparentemente o problema já estava resolvido para a maioria dos usuários. O mundo poderia continuar a girar em paz.

Veja abaixo os relatos oficiais do Google acerca da situação do Gmail ao longo do dia de hoje. Os horários estão no fuso-horário oficial do Brasil.

Relatório oficial da situação do Gmail hoje. (Clique para ampliar)

Relatório oficial da situação do Gmail hoje. (Clique para ampliar)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme cherman
Parabéns pelo link do Techcrunch :)
Bruno Dias
E eu achando que a mensagem em vermelho informando um problema com os contatos era problema com o conjunto Firefox+extençoes
Rafael Silva
E que, convenhamos, nunca é um "pequeno subconjunto de usuários".
Juarez Lencioni Maccarini
Juarez faz parte do "pequeno subconjunto de usuários” afetados pela falha de hoje do Gmail.