Dentre as dezenas de hacks criados para o Kinect, você vai encontrar robôs, detectores de movimento, criadores de imagens 3D e até certas modificações com usos mais nobres, como um que ajuda pessoas com problemas de visão a caminharem. Mas o sensor criado para o console da Microsoft nunca havia entrado tanto na área médica quanto agora, com um novo hack criado por engenheiros canadenses. Ele está sendo usado em salas de cirurgia.

Numa operação para remover câncer, por exemplo, um cirurgião precisa sair da sala para analisar mais de perto certas imagens de raio-x ou CT scans tiradas do paciente e ao voltar, ele gasta bastante tempo se esterilizando para evitar contaminações. Os engenheiros Matt Strickland, Jamie Tremaine e Greg Brigley da Universidade de Toronto então sugeriram o uso do Kinect como uma forma de manipular imagens sem que o cirurgião precise sair da sala ou tocar em objetos, diminuindo o tempo da operação.

Eles então trabalharam em conjunto com uma equipe do hospital Sunnybrook, liderada pelo oncologista Calvin Law, para descobrir quais os melhores gestos que ajudariam um cirurgião a dar zoom ou manipular imagens com o Kinect, e criaram um hack específico com esse fim. É algo consideravelmente simples, mas que levou bastante tempo para ser desenvolvido e testado por que envolveria incluir um sensor junto do paciente e do médico na sala de cirurgia.

Segundo os médicos, o Kinect já foi usado com sucesso em outras 6 cirurgias. Eles planejam agora expandir seu uso para outras áreas do hospital.

Com informações: TG Daily.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus
PRIMEIRO DE ABRRRRRIIIIIILLLLL
Demony
É disso que o mundo precisa, esse interesse tecnológico e científico para que possamos criar soluções para a humanidade.Um dia teremos cenas holográficas quase reais e para desfrutar de tanta tecnologia, precisamos ter em mente e no coração que devem ser usadas para o bem.
Caio Furtado
Microsoft acertou bonito com o Kinect.
Guilherme Mac
Outro caso épico é o conceito de janelas que o PARC, da Xerox, desenvolveu. Xerox não aproveitou, Microsoft aproveitou =)
b
Um hospital NUNCA usaria o kinect caso fossem proibido roms
Malabares
E o Cydia? Nem sendo da empresa da frutinha escaparia... Como diz um professor meu: Tudo o que pode passar por um fio pode ser hackeado.
Malabares
E mais uma vez ponto pra tecnologia!! ( e para os hackers ) :D ainda chegará o dia que iremos depender da tecnologia em quase tudo ( os que ainda não dependem, o que não é meu caso ).
Alexandre
Como jah comentei aqui, soh o tempo vai mostrar o quao revolucionario eh o kinect e como nossa relacao com nosso eletronicos vai mudar drasticamente em alguns anos
mariojaider
Impressionante esse hack para o Kinect. Criado originalmente para jogos e agora modificado para... "salvar vidas". Desconheço algum outro aparelho de uso de entretenimento que fosse utilizado com tanto sucesso assim, e comprovado. Sei que não foi criado para esse fim, mas parabéns Microsoft seu invento é show de bola. Abraços.
Rafael The Mist
Verdade. Não é o primeiro caso de empresas que dão esse tipo de bola fora, nem será o último. Até porque, se você fosse comprar todas as patentes geniais disponíveis no mercado...
@AntonioVeras
Não sou fã da MS, mas se o Kinect fosse daquela empresa da frutinha, ele teria uma arquitetura fechada e hacks seriam proibidos e descartados sumariamente.
@AntonioVeras
Realmente temos que concordar.
@brunogdb
Agora farão o iCure para combater o Kinect com FaceTime?
Turdin
Pois é, eu aprendi a dirigir no Colin MCRae por exemplo, depois foi só adaptar aos carros não resetarem depois de bater! HAUEHUAEhuAHEuAEHueha
Newton
Skynet faz primeiro hack para o Kinect!
Exibir mais comentários