Dentre as dezenas de hacks criados para o Kinect, você vai encontrar robôs, detectores de movimento, criadores de imagens 3D e até certas modificações com usos mais nobres, como um que ajuda pessoas com problemas de visão a caminharem. Mas o sensor criado para o console da Microsoft nunca havia entrado tanto na área médica quanto agora, com um novo hack criado por engenheiros canadenses. Ele está sendo usado em salas de cirurgia.

Numa operação para remover câncer, por exemplo, um cirurgião precisa sair da sala para analisar mais de perto certas imagens de raio-x ou CT scans tiradas do paciente e ao voltar, ele gasta bastante tempo se esterilizando para evitar contaminações. Os engenheiros Matt Strickland, Jamie Tremaine e Greg Brigley da Universidade de Toronto então sugeriram o uso do Kinect como uma forma de manipular imagens sem que o cirurgião precise sair da sala ou tocar em objetos, diminuindo o tempo da operação.

Eles então trabalharam em conjunto com uma equipe do hospital Sunnybrook, liderada pelo oncologista Calvin Law, para descobrir quais os melhores gestos que ajudariam um cirurgião a dar zoom ou manipular imagens com o Kinect, e criaram um hack específico com esse fim. É algo consideravelmente simples, mas que levou bastante tempo para ser desenvolvido e testado por que envolveria incluir um sensor junto do paciente e do médico na sala de cirurgia.

Segundo os médicos, o Kinect já foi usado com sucesso em outras 6 cirurgias. Eles planejam agora expandir seu uso para outras áreas do hospital.

Com informações: TG Daily.