Início » Arquivos » Brasil » Os horários em que o Twitter bomba

Os horários em que o Twitter bomba

Empresa de monitoramento revela o horário nobre do microblog no Brasil.

Avatar Por

Pode até ser que o Facebook esteja ganhando espaço na internet brasileira, mas o Twitter continua sendo o queridinho de milhões de usuários. Esse pessoal fala à beça, e uma empresa de monitoramento de mídias sociais fez o favor de determinar em quais horários do dia essa gente toda tem mais coisa para dizer.

Confira abaixo o que nós podemos chamar de horário nobre do Twitter no Brasil.

Volume de tweets publicados, classificados por horário (gráfico: Scup)

O gráfico, desenvolvido pelo Scup, levou em consideração “milhões” de tweets monitorados pela empresa ao longo de 2010. Eles não informam os números absolutos dessa amostragem, mas garantem que são muitos tweets, o que dá embasamento teórico para fazer o levantamento.

“O importante aqui é entender a necessidade de se desenvolver uma estratégia de publicação de mensagens no Twitter. Esse infográfico é um primeiro passo para definir um cenário, mas outros estudos e segmentações também são necessários”, afirma Jony Favaro, gerente de comunidades do Scup, ao TB. “Não adianta simplesmente tuitar algo nos “horários nobres”, é preciso entender com quem você está falando”.

Esse estudo só comprova o que quem trabalha nesse mercado de internet sabe faz tempo: que o Twitter, assim como qualquer outra mídia social, acompanha os hábitos dos brasileiros. A melhor explicação para o pico de tweets publicados ser entre 14h e 17h é devido ao expediente de trabalho. Lá penas 17h as pessoas saem do escritório, e só voltam a se conectar por volta das 20h, quando chegam a seus lares.

O gerente do Scup alerta que publicar mensagens somente no horário nobre não é garantia de nada. Afinal, “há uma grande possibilidade de exposição” de uma mensagem mesmo em horários em que não haja tantas atualizações no Twitter. Por fim, há muito mais tweets nos horários de pico, o que aumenta a concorrência entre as mensagens publicadas.

Como eu sei que tem leitor do TB que usa o Twitter nos mais variados horários — tem a galera que acorda cedo, os notívagos, os reféns do escritório, e por aí vai —, deixo a pergunta no ar: em qual horário você mais usa o Twitter? Eu uso durante a tarde, no mesmo horário em que estou nessa humilde redação publicando as notícias mais importantes da tecnologia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Websensor
Muito bom. Mas acredito que a maioria sai às 18h e não às 17h. O que reforça minha idéia é que em 17h o horário ainda é de pico, só as 18h é que não é, pois eles saem do trabalho. Outro ponto é que de 17h para 20h para chegar em casa, tomar um banho, comer algo ainda é muito tempo, mesmo com engarrafamentos. Acharia mais lógico de 18h às 20h. De qualquer forma, excelente post. Programar o twitter para 24h por dia é complicado., então vou deixar para os horários de pico.
Lícia
Interessante seria um gráfico sobre os horários em que os aborrecentes fãs de Bieber, Fiuk e cia, ficam torrando a paciência, só para evitar!
Caio Furtado
EU uso das 6h às 23h. Crap!
@ThiagoCapuano
Ao criar uma conta na prestadora de serviço em caráter trial reparei que utilizam exatamente o sistema que imaginei, citado no exemplo antes de conhecer o método funcional aplicado, não sei se há como fugir dessa dinâmica de pesquisa no twitter, os meios de consulta ainda são muito limitados nessa rede.
@ThiagoCapuano
É, porém suas caracteristicas pessoais não são um padrão, apesar de aqui neste blog e na maioria dos blogs encontrarmos muitas pessoas semelhantes nesse perfil de uso, ainda somos minoria, apenas nos agrupamos em 'sitios' que trazem pessoas com tendências similares, representando que agimos todos dessa forma, o que não é uma verdade, apenas uma miragem virtual.
@ThiagoCapuano
Pera lá, saber sob qual base foi feita a pesquisa é de extrema relevância para determinarmos a conclusão de uma afirmação na expectativa de um resultado. O período do mês ou da semana de maior incidência, classificação dos usuários selecionados, faixa etária são outras características que influenciam na condição de quem pode se beneficiar com a estatística. Não estou invalidando os dados, muito pelo contrário, estou afirmando que dentro do universo da pesquisa feita, os critérios podem ser espetaculares para determinadas divulgações e absolutamente inúteis para outras, levando em consideração que se a seleção da amostra do universo for baseada apenas em uma massa de usuários sem delimitadores de critérios, a impressão de resultados é apenas informativa no quesito de atividade na rede social, que devido a abrangência não deve ser utilizada como fator preponderante para divulgação, pois este precisa de fundamentos delimitadores específicos de finalidade para atender a demanda daqueles que o divulgador pretende evocar. Um ponto também muito relevante que me passou foi que a maior base de twittes, pelos horários apresentados, demonstra ser não de trabalhadores (14-17h), mas sim de estudantes de ensino fundamental e médio do período da manhã, que por ocasião sejam desempregados, que tem a tarde livre em casa ou em uma LAN. Não creio que aqueles que trabalham twittem tanto em pleno expediente, além disso o que os impediriam de twittarem de mesmo modo no expediente da manhã? No período da noite (20-22h) concordo que sejam aqueles que retornaram a suas casas, após o expediente de trabalho, deram uma relaxada, tomaram um banho, assistiram o noticiário local, não cursam, deram um tabefe no irmão mais novo que passou a tarde na frente do PC criando espinha e acessaram para se atualizar. Um exemplo que pode ser usado, para a divulgação tenha um efeito diretamente proporcional em eficácia e eficiência por exemplo pratico, e aposto no que vou descrever é fazer a mesma pesquisa, exatamente o mesmo método utilizado, mas em cima dos próprios seguidores. Explico: O twitter do @tecnoblog por exemplo: Tem 41229 seguidores nesse exato momento. O tecnoblog vai lá e cria um perfil, não para ser seguido, mas para seguir esses mesmos 41229 e em cima das estatísticas encontradas pelo mesmo método de pesquisa aplicado nesta matéria, será encontrado o ponto chave da divulgação do Tecnoblog, que é quase literalmente exclusivo e personalizado ao tecnoblog. É a divulgação baseada em seu universo particular. Ninguém vai ler, mas tá ai.
Theus
Ultimamente estou muito mais no Facebook do que no Twitter, pela falta de tempo. Mas nas férias, chega dá pena, é 24h twittando :D
Alexandre
se em alguns anos a rede globo comecar a perder ibope drasticamente, saberemos o porque. pessoal fica na internet, TV eh coisa do passado :P
Thiago Sabaia
Eu já ate dormi com o twitter aberto,quando acordei ele ainda estava ali.
Thiago Sabaia
Geralmente eu uso o twitter das 5h as 23h.
Li
Err... assim que ligo o Pc as 7:00 para trabalhar, já abro algumas abas, incluindo Twitter, por onde acabo tendo informações mais rapidamente que em portais de notícias em muitas vezes. Desligo a hora em que vou para a facul e muitas vezes ligo qdo chego em casa de volta, lá pela 00:00.
@brunogdb
Graças a mobilidade, fico conectado 24 horas por dia :P
@brunogdb
Somos dois amigo :P
@cidox
Uso o dia todo, sou escravo, 3G de graça é meu pecado...
Rafael The Mist
Eu acesso quando chego em casa (umas 18:30) e antes de dormir (00:00 - 01:00). E o Tecnoblog é o dia inteiro! :)
Exibir mais comentários