A versão de beta do Chrome é uma espécie de laboratório em larga escala do Google. Eles testam diversas novas características para saber se devem ou não implementá-las posteriormente na versão estável do navegador, usando como base o grande número de usuários que enviam feedback. Essa semana, como de costume, ele ganhou novas funções por meio de uma atualização. Graças ao poder do HTML5 o Chrome agora pode ouvir quando você falar.

Diferente do que acham os paranoicos por teorias da conspiração, o Google não vai passar a gravar todas as conversas de usuários do Chrome beta, não é assim que o recurso funciona. Ao abrir uma página com a capacidade de detectar voz, o Chrome vai pedir permissão para usar o microfone do computador, gravar o que for detectado e enviar para o servidor especificado na página para que ele então traduza o áudio em palavras. Simples assim. Se você já tem o novo Chrome beta, pode até testar esse recurso nessa página, que foi usada para produzir a screenshot acima.

Baixar | Google Chrome Beta
BaixaTudo | Google Chrome Beta

A detecção de voz ocorre graças ao HTML5, que tem uma API específica para esse fim. Obviamente o recurso ainda depende da sua implementação nos sites, então se você é um desenvolvedor web e quer permitir que seus usuários conversem com suas páginas, hora de começar a fuçar os códigos dessa API. Além do recurso de reconhecimento de voz, a nova versão de testes do Chrome também passou a suportar aceleração 3D de CSS via hardware e traz com ela o novo ícone do navegador anunciado na semana passada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados