Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Steve Jobs terá que comparecer ao tribunal

Steve Jobs terá que comparecer ao tribunal

Fundador da Apple tem que se explicar sobre tentativa de monopolizar iTunes.

Avatar Por

Um caso antigo, envolvendo acusações de tentativa de monopólio, fará com que Steve Jobs compareça aos tribunais americanos. O juiz Howard Lloyd, de San Jose, na Califórnia, determinou que o cofundador e CEO da Apple dê explicações sobre um certo protecionismo em torno da forma como os iDevices recebem músicas digitais.

Jobs fala da iTunes Store britânica em 2004 (foto: Getty Images)

Na convocação, o Meritíssimo deixa muito claro que Steve Jobs deverá responder a “questões limitadas” que versam sobre mudanças no iTunes realizadas de forma compulsória em outubro de 2004. Além disso, Jobs estará obrigado a dar esclarecimentos durante apenas 2 horas, nenhum minuto a mais, sobre as tais mudanças.

Um cliente da iTunes entrou com um processo em 2005, falando em nome dos demais clientes da iTunes, reclamando que a empresa baniu o sistema de venda de música digital da RealNetworks. O serviço havia sido anunciado em julho daquele ano, com direito a compatibilidade total — ainda que contando com DRM — com o iTunes e os iDevices que existiam na época.

Pouco tempo depois (questão de dias), a Apple mudou a forma como a tecnologia FairPlay lidava com os arquivos de música vendidos pela RealNetworks. Resultado: as canções não podiam mais ser adicionada ao iTunes, muito menos aos tocadores de música da maçã.

Para Thomar Slattery, o cliente reclamante, a Apple agiu com o simples interesse de manter seu monopólio. Ao mudar a forma como o FairPlay agia, e depois oferecer uma atualização para o iTunes que foi amplamente instalada, acabou com a concorrência que a RealNetworks poderia oferecer.

“O tribunal acredita que Jobs tem um conhecimento único, não-repetitivo e de primeira qualidade sobre os questionamentos no cerne da disputa sobre software da RealNetworks”, o juiz escreveu ao justificar a convocação.

Agora só falta saber quando Steve Jobs vai comparecer aos tribunais. Será que ele vai levar uma televisão de alta definição, ligada a um iPad 2, para fazer sua apresentação usando o Keynote? Será que Jobs estará com as tradicionais roupinhas que todos nós conhecemos? São tantas as perguntas sobre essa convocação extraordinária.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
YESSSSSSS REALNETWORKS *-*
Brynner
Achei meio infantil as perguntas que o autor do post fez no último parágrafo.
Turdin
Será que vão proibir Iphones tbm? =P
Caio Furtado
Nem só de lucro vive a Apple.
Jean Carlos
O iGod tira essa de letra,aposto que o Juiz é fan da Apple também! ;)
@brunogdb
Vamos fazer uma hashtag #MobilonLigaThumbsDown e xingar muito no tuiter :P
Malabares
Leva um ipad3 com exclusividade para o juiz que resolve-se em dois tempos ;)
Malabares
Não me surpreende que se final ele sair com um iAlgumacosia novo na mão só pra tirar a atenção do terno :D
RKNeto
Vão proibir cameras só porque ele vai usar um terno.
Emmanuel Fotógrafo
Nessas horas é que o Thumbs Down faz falta... =/
Turdin
Acho que vamos ver uma foto do Jobs de terno finalmente!
@AntonioVeras
Jobs libera geral? Sonhem. Jobs quer criar uma dimensão só para ele. Diz a lenda, que Jobs foi o roteirista de Tron.
@AntonioVeras
Esse tribunal tem contato com o além?
Thássius Veloso
As perguntas sérias sobre a acusação antitruste serão feitas pelos advogados que acusam a Apple. Ou seja, sobrou a nós fazer graça desse assunto. :P
Alexandre
isso ele tira de letra
Exibir mais comentários