O Rio de Janeiro acaba de se tornar a terceira cidade brasileira a contar com o serviço “Google Transporte Público”, integrado ao Google Maps. Assim como já era possível fazer em São Paulo e Belo Horizonte, agora os cariocas também poderão encontrar, com a ajuda do Google, o melhor caminho para se deslocar pela cidade utilizando o transporte público. Anteriormente, assim como nas demais cidades brasileiras, estavam disponíveis apenas as opções de instruções para fazer o caminho “de carro” ou  “à pé”. O lançamento foi anunciado pelo Google e pelo governo do estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, no Palácio da Guanabara.

O Rio de Janeiro é o primeiro do país a oferecer o serviço completo, com toda a região metropolitana coberta”, ressalta Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google

A empresa pretende dobrar o número de linhas de ônibus cadastradas até 2010. Por hora, o sistema conta com 915 linhas de ônibus e 7.790 pontos, o que cobre mais de 40 mil quilômetros de extensão da região metropolitana do Rio de Janeiro. Além dos ônibus, o serviço conta também com informações sobre as linhas de trem e metrô, com suas integrações e mais de 150 estações.

Poucas metrópoles têm um projeto tão bem implementado quanto aqui no Rio. Esperamos que o Google Transporte Público também possa contribuir para que o Rio seja escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016″, afirmou Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google para a América Latina.

Como ressalta Julio Lopes, Secretário Estadual de Transportes, Chicago, Tóquio e Madri, as principais concorrentes do Rio na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016, não contam com essa ferramenta.

Para viabilizar o projeto, o Google trabalhou por seis meses em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes e as concessionárias MetrôRio, Supervia e com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

A inclusão das rotas de transporte público do Rio de Janeiro é uma iniciativa que vai ao encontro da nossa missão corporativa de organizar e disponibilizar toda a informação disponível na Internet para os usuários. Acreditamos que o Google Transporte Público será extremamente útil não apenas para os cidadãos do Rio, mas também para os milhões de turistas que passeiam pela Cidade Maravilhosa todos os anos”, disse Hohagen.

[G1]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados