No ano passado o Google admitiu que usou seus carros do Street View para capturar dados indevidamente. Além de capturar imagens das construções das ruas em que ele passava, os carros da empresa também coletaram dados de redes WiFi abertas e endereços MAC, algo que não deveriam fazer. Na época uma investigação foi aberta pela FTC, agência que tem como objetivo proteger clientes e consumidores nos EUA, mas ela não penalizou o Google. Hoje, no entanto, uma outra agência resolveu fazê-lo.

Como punição por capturar os dados, o Google foi multado em 100 mil euros pela CNIL, agência reguladora de privacidade na França. A agência justifica o valor da multa ao dizer que o Google não colaborou o suficiente com as investigações sobre a coleta de dados, mesmo que já tenha eliminado todos eles. A agência, por exemplo, pediu que o Google enviasse o código-fonte de todos os dispositivos que estavam nos carros na hora da coleta, para análise, porém o pedido nunca foi atendido. A gigante da web ainda tem dois meses para tentar recorrer da decisão, segundo um porta-voz.

E esse não é só a França que está processando o Google de alguma forma. Apesar das investigações federais dos EUA terem sido encerradas, diversos estados do país ainda têm ações legais contra a empresa, bem como outros países na Europa.

Então fica a lição, nobres leitores do TB. Se você for passear por aí tirando fotos de ruas e seus arredores, tenha certeza de que não está capturando nenhuma informação que esteja livremente disponível pelas ondas de rádio, como sinais de rede WiFi ou endereços MAC. Ou se fizer isso, tome cuidado para não ser pego. =P

Com informações: Electronista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedro
Qual a marca desse carro que está na foto?
@mosblenarufa
Existem redes privadas e publicas, o google só deveria ser punido se invadisse a rede descobrindo a chave de croptografia...
Malabares
4 minutos**
Malabares
100 mil? o atraso de um minuto de uma escola de samba dá mais que isso :O Falando em carro da google, eu vi um passando aqui *-* mas com o equipamento de cima desmontado... :(
Caio Furtado
Troco de pinga pra ela...
Vinícius Andrade
100 mil não é nada pra google =]
Thiago Sabaia
Tem uma joaninha encima do carro do Google :P rsrsrsrsrs
@brunogdb
O que facilita, piora. Sendo que o Google não amostra o rosto das pessoas que aparecem por acidente :S
Rafael The Mist
Isso ainda não impedirá o Google de dominar o mundo. Hmpf.
Guilherme Mac
Por capturar dados privados sem consentimento, de maneira ilegal.
Marcoscs
navegar em redes alheias não é crime, desde que a rede não tenha nenhuma proteção, pelo que eu saiba. Então não entendi porque a Google foi multada.
Turdin
Troco de bala pro google!
Guilherme Mac
não fale isso nem brincando pq tem gente q vai tentar fazer o mesmo :P captura de informações privadas pode até ser considerado crime, previsto no código penal do país, não importando "se a rede estava aberta ou não". Eu lembro que li sobre capturas de histórico de navegação, senhas, e-mails e outras coisas. Aqui no Brasil, por exemplo, a coisa ficaria séria na questão dos e-mails e no equipamento usado, no qual está previsto no código penal no art. 151, com até 6 meses de detenção e mais 3 anos por usar equipamento de maneira inadequada.
Alexandre
hmmm, alguem viu aquela joaninha gigante em cima do carro do google na foto no artigo?
@renato_cron
muito tosco isso se deixou o dado aberto, decididamente ou não, está aberto, é livre.
Exibir mais comentários