O pessoal do GNU Project não para de inventar. Em nome de um mundo onde tudo tem seu código-fonte aberto, o grupo decidiu criar um aplicativo que vai rivalizar com o bom e velho Skype na hora de realizar chamadas por meio de VoIP. Chamado de GNU Free Call, o novo projeto tem tudo para criar uma nova opção de chamadas gratuitas entre usuários de Linux.

Para tanto, o protocolo de transmissão de áudio está escolhido: o SIP Witch. Ele tem uma estrutura similar à do BitTorrent, o que significa que não depende de uma rede centralizada para que as pessoas conversem entre si. Em vez disso, tira proveito do que há de melhor no peer-to-peer, transformando todos os computadores interconectados em nodes que conseguem transmitir essa informação, até que chegue ao destinatário.

Alô, mamãe.

O bacana é que o SIP Witch já está implementado na mais importante das distribuições Linux, o Ubuntu. Além disso, também é nativo no Fedora, que é muito usado no mundo do software livre. De acordo com o projeto, existe uma compilação do protocolo para Windows.

Smartphones não ficam de fora. O GNU Free Call nasce com a ideia de integrar o SIP Witch a aparelhos de celular que estejam conectados à internet e tenham um IP atribuído. O Android, claro, é o principal alvo dessa implementação.

Ainda não temos uma data para o lançamento oficial dos aplicativos criados pelo GNU Free Call. Enquanto isso, resta-nos continuar confiando no Skype.

Download | Skype
Baixatudo | Skype

Interessados no assunto devem acompanhar o projeto lá no site GNU Telephony.

Com informações: Good Gear Guide.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
*GNU/Linux, GNU está envolvido.
Ramon Melo
Não é muito difícil não, já viu a versão do Skype para Linux?
Thiago Bueno
Eu duvido se eles conseguem inventar um programa melhor do que o skype... Skype Forever... :)
e.ricardo
toda essa briga por causa de um programa que nem sequer foi criado ainda! tenso mano...
e.ricardo
mac fag ¬¬
Caio Furtado
Concorrente, ahã acredito!
Vinícius Andrade
se a ligação de computador pra celular for de graça... "é nóis"!
@brunogdb
Se prestar, uso lealmente :)
Raphael
Concordo com todas as suas palavras.
Raphael
Bem lembrado Guilherme. O Ekiga faz chamadas assim como o Skype, só não me lembro muito dele. Faz tempo que eu não uso. Na verdade eu só o testei uma única vez. Não uso VoIP. Nem pelo Skype, nem por programa algum. Quanto ao nosso caro colega Marcoscs, Me descupe se eu fui "hipócrita, burro" e ainda por cima "vitimizei o próprio trabalho opensource" (na verdade estou até me sentindo extremamente culpado por tamanha injúria). Quanto ao Skype, antes que me diga o que já sei, ele é sim um software gratuito (o que não quer dizer que seja opensource), mas quanto aos demais "equivalentes", essa idéia de ficar rivalizando os softwares proprietários e os de código aberto é primitiva e absurda. Cada qual segue o seu propósito. Lembre-se que todos têm liberdade de escolha. Não perca seu tempo precioso falando mal de uma coisa só porque você não gosta. Isso é feio.
Iara
Fã do Ubuntu detected!
@thiagoleite
Tá, agora convence seu cliente a largar o Skype e migrar pra esse aí. Quero ver. A iniciativa é boa mas como bom sonhador, prefiro esperar uma versão melhorada do skype for linux (que btw, ainda é beta)
Turdin
Nem em sonho que rivaliza. Falta recursos, e principalmente usabilidade. Fora que a parte do mais rápido prefiro nem comentar, aplicar efeitos no GIMP é triste!
Guilherme Mac
Entendo o q vc disse, mas tbm tem q ver a estrutura de desenvolvimento e a complexidade do software em questão. Se o desenvolvimento não atrair mão-de-obra qualificada na quantidade certa, uma boa parte com dedicação exclusiva, dinheiro para investimentos, e for um programa complexo, a ideia é ser alternativa mesmo, e alternativa não significa "produto ruim", mas somente se encaixar numa parte do público alvo do principal software do mercado.
Mike Metralha
Eu já abandonei o MSN Messenger há tempos (ainda existe, mas ninguém me procura por lá). Atualmente é só GTalk e FBTalk (se esse for o nome de messenger do Facebook)
Exibir mais comentários