Amantes do bom Jornalismo terão que, a partir de agora, desembolsar alguns caraminguás para ter acesso ao conteúdo daquele que é considerado o jornal de maior credibilidade no mundo. O New York Times anunciou nessa quinta-feira um modelo de cobrança por conteúdo que engloba os mais variados dispositivos.

Usuários terão direito a acessar 20 páginas do site nytimes.com — o site de jornal mais acessado do mundo — por mês, com exclusão de capas de editorias e a página inicial do site. Já no 21º acesso, o jornal vai convidar o internauta a escolher uma assinatura mensal.

A mais simples, no valor de 15 dólares, dá direito ao acesso irrestrito a todo o conteúdo do site, bem como das notícias por meio do app para smartphone. Com 20 dólares, a assinatura prevê acesso ao site e app para tablet. Já o pacote mais completo dará direito a ler o Times no navegador, no smartphone, no tablet e também em um aplicativo especial para Windows.

Quem é assinante do jornal de papel terá direito a tudo isso, sem desembolsar nada a mais pelo privilégio.

A empresa por trás do New York Times informou ainda que os leitores que chegarem ao nytimes.com por meio de links em resultados de busca, blogs, outros sites, e por aí vai, também terão acesso livre àquele conteúdo específico que foi linkado. “Para alguns buscadores, usuários terão um limite diário” de consumo de artigos, esclarece o jornal, sem dizer quais buscadores terão esse tratamento diferenciado.

O Times é só mais um jornal que decide cobrar de verdade pelo seu conteúdo, a fim de financiar sua manutenção. Se é sustentável ou não, só descobriremos daqui a algum tempo. Ainda não sei se eu estaria disposto a pagar 25 reais por mês para ler um jornal apenas na web e no meu smartphone.

A cobrança por conteúdo começa a valer a partir de agora para leitores do Canadá. Em 28 de março será aberto o cadastro de usuários de outros cantos, inclusive Estados Unidos. O New York Times também vai oferecer assinatura por meio da App Store.

Atualização em 18.03.2011 às 11h00 | Recomendo a leitura dos breves comentários feitos pelo jornalista Tiago Dória, que já escreveu como convidado aqui no TB, acerca da nova cobrança anunciada pelo New York Times.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados