Início / Arquivos / Internet /

Microsoft desiste do Silverlight em seu novo site

Novo portal tem elementos visuais do Windows Phone 7.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

E já que não é raro falarmos de design aqui no TB, eu preciso ressaltar que nessa quinta-feira entrou no ar o novo site da Microsoft. Acho que, pela primeira vez, MS finalmente assume certos conceitos da identidade visual do Windows Phone 7 no seu principal portal, que é referência para muita gente em busca de informações sobre produtos variados, como o Messenger ou o Windows 7.

A mudança, por enquanto válida somente para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido, tira proveito das mais variadas animações que você pode imaginar. Foi-se o tempo em que o site da Microsoft apresentava-se estático. Logo de cara, o usuário deve escolher se quer ver os destaques para uso pessoal (“for home”) ou para uso profissional (“for work”). A partir, os destaques ficam se movimentando na tela a todo o momento.

Nada de Silverlight

Quer saber de onde eu tirei que lembra o Windows Phone? Basta olhar os botões do controle de destaques. Tanto o avançar, como o retroceder e ainda o pause utilizam o mesmo design dos controles da plataforma móvel da Microsoft.

O novo design do site da Microsoft expurga de vez o Silverlight, aquele plugin que tinha tudo para concorrer com o Adobe Flash. Pelo que eu vi, nenhum elemento da página faz uso dessa tecnologia, o que significa que a MS adotou uma postura de acolhimento aos padrões web.

Repare que o slogan do site da empresa também mudou. Lá no topo podemos ler “Be what’s next”, o que poderia ser traduzido “Seja o que é próximo” (com “próximo” no sentido de futuro). O Rafa, editor do TB, me garantiu que a empresa terá dificuldade para traduzir esse slogan para o nosso bom português.

Acesse aí: microsoft.com. E depois me diga o que achou.